Locaweb Edição 86

A proveitar um “50%OFF” é bome não temquem resista, mas quando saímos do papel daquele que está aproveitando a promoção e assumimos o de quem está vendendo, a históriamuda de figura. Redução de preço temporária por meio de descontos é uma ferramenta poderosa e deve estar presente em suas táticas de precificação e venda. No entanto, há diretrizes a serem seguidas: 1º Mandamento: não oferecerás desconto apenas porque todos os outros o fazem. Tenha bem definido o objetivo da ação, para não entrar emuma guerra de preço sempropósito. Umbomexemplo demotivação seria uma renovação de estoque ou conquista de novos mercados. 2º Mandamento: não cairás namesmice com os descontos. Segmentação é essencial para se diferenciar das outras mil promoções domercado. Que tal fugir das temporadas tradicionais e pensar em um calendário específico para o perfil emomento de compra do seu público? 3º Mandamento: não te esquecerás da elasticidade de demanda. Se 1 kg de sal estivesse pelametade do preço, quanto amais você compraria? Por se tratar de umproduto de necessidade básica, sua variação de consumo estimulada pela redução do valor é pequena. A necessidade, emalguns casos, fala mais alto que o posicionamento de preço do produto. 4º Mandamento: não deixarás o desconto disponível por muito tempo. Tornar seu serviço e produtomais acessíveis aomercado é gratificante e traz resultado. Mas, como umanalgésico, o desconto é eficaz no curto prazo, e o cliente tem certeza de que se trata de algo temporário. 5º Mandamento: beneficiarás ao próximo como a ti mesmo. Quantas vezes você escutou que a tributação da gasolina baixou, mas na bomba nada realmentemudou? Acompanhe os seus canais para que o benefício não seja perdido pelo caminho até o consumidor final. Mandamento extra: não contabilizarás as promoções em projeções futuras. Com a proximidade do fim de ano, muitas empresas aplicam o exercício de projeção de resultado. Imagine se a escalada de venda, em função de um desconto, for mantida no histórico? Um aumento de vendas poderá ser adotado como novo patamar de resultados e isso não é bom. Cadamandamento pode fazer a diferença entre uma promoção que te leve para o céu ou para o inferno. Aproveite esses aqui e escreva tambémos seus. Cássio Scozzafave Product Owner na Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave Os 5 mandamentos dos descontos influenciador 20 20 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==