Locaweb Edição 86
Vinicius Koch Coordenador de branding e redes sociais da Locaweb /viniciuskoch Em 2019, o conteúdo ainda será rei? N a última década, o boom das redes sociais e do mobile, bem como a mudança de comportamento do consumidor, fizeram surgir um termo comum nas discussões do mercado de comunicação: o de que o conteúdo é rei. A expressão resumia bem a importância do conteúdo como tática principal na estratégia das marcas em redes sociais. O raciocínio era simples: produzir conteúdo relevante deve ser o suficiente para gerar alcance e engajamento. Se o conteúdo for relevante, o usuário vai consumi-lo. Mas, será que em 2019 esse raciocínio ainda fará sentido? A resposta é complexa e passa por três frentes: contexto, dados e mídia. Entender o contexto Cada rede social tem hoje um papel muito claro na vida das pessoas. Enquanto o LinkedIn é um universo para conteúdo de carreira e negócios, o Instagram é onde mostramos os melhores momentos das nossas vidas. Já o Twitter é onde falamos sobre os assuntos que estão em alta e onde surgem os memes. Como minha marca pode se adaptar a cada um desses contextos? Hoje é imprescindível responder esta pergunta para produzir um conteúdo relevante e que faça parte das conversas nas redes. Apoiar-se em dados As redes sociais estão gerando cada vez mais dados sobre o consumo de conteúdo e perfil dos usuários. É possível entender como as pessoas estão se relacionando com o conteúdo que sua marca produz. Tudo precisa ser criado e pensado a partir desses dados. Pagar para ser ouvido Não é mais novidade que as redes sociais, para as marcas, se tornaram canais em que, para ser ouvido, é preciso pagar. E as movimentações do Mark Zuckerberg dão sinais de que a mídia paga continuará sendo seu principal modelo de remuneração. Sem investimento, dificilmente um conteúdo de marca terá o alcance necessário para gerar engajamento e se destacar. A resposta para 2019 é: ter conteúdo relevante não é mais suficiente para atrair a atenção do consumidor. A partir de agora, o conteúdo precisa estar bem alinhado com o contexto da rede social, ser direcionado por dados e impulsionado de maneira inteligente por mídia. No próximo ano, ele continuará a ser importante para as marcas, mas seu reinado está cada vez mais dependente de outras frentes. influenciador 18 18 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==