Locaweb Edição 85
mundo design 51 REVISTA LOCAWEB B asta uma passada de olhos para que os usuários de redes sociais se interessem ou não pelo tema proposto. O mesmo vale para os sites de serviços e e-commerces, quando o desejo é captar a decisão de compra. Fotos e vídeos estão cada vez mais na moda, já que passammensagens diretas. Já os textos estão cada vez mais curtos, uma tendência difundida por métricas de internet que, há anos, apontam: as pessoas leem pouco no ambiente online. Para a maioria dos especialistas, os internautas realmente são mais concisos na hora de consumir informações, e existem diversos motivos para isso. “A quantidade de dados na web é muito grande. Por conta disso, acredito que o cérebro das pessoas passou a ser instintivamente mais seletivo. Prioriza-se o que é importante para a tomada de decisão, e o resto é descartado”, afirma Natan Amboni de Souza, analista de inteligência de negócios da RaÂcom. Nessa toada, o uso de imagens no lugar de textos é uma tendência que deve perdurar. “Um exemplo disso é o sucesso de canais no YouTube. Ali, o usuário entra em um ambiente onde vê e ouve sobre algo, sem precisar ler”, afirma Cassia Natiele Battisti, gerente de projetos e colega de Natan na RaÂcom. Isso é muito prático, por exemplo, para quem vende serviços, seja o conserto de algo em casa ou uma receita de brigadeiros. Não é por isso, porém, que os textos entrarão em desuso na internet. Afinal, às vezes, mil palavras falam, sim, melhor que uma imagem. Parece clichê conhecer as preferências do público-alvo antes de desenvolver o site e pensar na experiência do usuário, mas é daí que deve partir a base do seu projeto. Nem 8, nem 80 “Se o objetivo da tarefa não estiver relacionado à leitura, como uma compra de produto, por exemplo, o usuário precisa receber informações, mas executar o processo da maneira mais rápida possível”, explica Stefan Martins, coordenador de UX da Locaweb. O profissional acrescenta que o uso de palavras-chaves no ambiente da compra, relacionadas ao produto, ajudam a direcionar o cliente de forma prática e eficiente, sem a necessidade de textos longos. “Costumo dizer que as pessoas pensam assim: ‘É esse o produto? Cabe no meu bolso? Então, eu compro’”, acrescenta Stefan. A gerente de projetos da RaÂcom concorda e sugere, no ambiente dos e-commerces, separar a informação em diferentes áreas da plataforma. Afinal, é o desejo de ação do usuário em cada uma delas que vai guiar o design em relação ao conteúdo e à quantidade de texto. “A informação influencia a decisão de compra quando o consumidor está no estágio da pesquisa sobre o tema. Logo, esse ambiente pode ser mais carregado de conteúdo. Agora, quando ele chegar à página da compra, recomendo um ambiente o mais clean possível”, conclui Cassia. Para Cassia e Natan, da Racom, os vídeos são ferramentas ideais para transmitir conteúdos mais densos Stefan,daLocaweb:foconoprodutoeusodetextossimples As dicas dos especialistas – Se a intenção do usuário não for a leitura, como ocorre emum e-commerce, deixe o ambiente com informações objetivas. – Mesmo em ambientes que forneçam informação, opte por conteúdos mistos, entre texto, vídeo e outras imagens. – Preze pela legibilidade – fundo da plataforma e letra no mesmo tom vai tornar a tarefa da leitura mais difícil. – Termos de aceite não podem ser impeditivos para prosseguir navegando (e comprando). Destaque os pontos principais e ofereça ao usuário a possibilidade da leitura posterior.
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