Locaweb Edição 85
networking 49 REVISTA LOCAWEB como referência. A partir daí, terá sempre o apoio dos membros da rede de contatos quando precisar de alguma coisa”, completa. Para Marc, a rede de contatos oferece algumas vantagens importantes para pequenas ou médias empresas. “Criar um bom relacionamento é ainda mais vital nesse caso. Diferentemente dos grandes grupos, essas companhias têmmenos exposição, são menos procuradas e nem sempre ‘caminham sozinhas’. Nesses casos, o networking pode funcionar como publicidade de suas ações e porta-vozes”, afirma. Manutenção da rede de contatos Depois que o empreendedor cria a rede de contatos, é preciso conservá-la. O ideal é fazer uma espécie de manutenção para mostrar que você é relevante para as pessoas e que elas também são importantes para os seus negócios. “O networking é uma ferramenta dinâmica que tem as pessoas como sua matéria-prima, e elas mudam constantemente, evoluindo e aprendendo. O cuidado e a dedicação é que vão definir a eficiência a longo prazo de uma rede de relacionamentos. Por isso, a comunicação constante é essencial”, conta Daniel. Esmeralda destaca que é praticamente impossível manter contato, por muito tempo, com todos os membros de uma rede de negócios. O ideal é dar preferência para quem tem mais afinidade com os seus interesses e assim se mantém ao longo dos anos. Isso significa, além de compartilhar conteúdos, dar uma atenção especial. Cumprimentar a pessoa pelo aniversário e enviar mensagens de fim de ano, por exemplo, são boas saídas para mostrar que ela é importante no seu círculo profissional. “Analise quem são as pessoas mais relevantes. Se você ainda não as conhecer pessoalmente, procure construir esse vínculo. Caso a pessoa tenha uma loja, combine uma visita. Também dá para chamá-la para um almoço ou levá-la à sua empresa para trocar conhecimentos”, diz Esmeralda. A profissional destaca que isso só não pode se tornar uma obrigação ou um peso na agenda. É preciso ser natural. “A palavra-chave é disciplina. A dica é codificar a proatividade em ações concretas, manter uma agenda atualizada, estar próximo de contatos, permanecer no radar dos outros e, por fim, frequentar eventos sempre que possível”, explica Marc. Quem faz isso direitinho consegue evitar que o networking se perca com o tempo. Com isso, a rede de contatos estará sempre disponível para compartilhar e trocar informações importantes para o desenvolvimento das empresas. Ao montar uma rede profissional, o ideal é compartilhar conteúdos que têm a ver com negócios. Não é bacana postar uma foto do churrasco do fim de semana Vale a pena convidar os contatos para tomar um café na sua empresa e manter uma relação de confiança Shutterstock.com Shutterstock.com
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