Locaweb Edição 85

especial 48 REVISTA LOCAWEB 100% profissional É importante salientar que o networking deve ser feito sempre de forma 100% profissional. Isso significa que o empreendedor deve tomar alguns cuidados especiais para não se dar mal. Filtros são mais que bem-vindos. A primeira dica é saber separar muito bem o campo pessoal do profissional, tanto no mundo físico como no digital. “Evite polêmicas, brincadeiras, correntes, piadinhas e memes. Na rede profissional, o ideal é compartilhar conteúdos que têm a ver com negócios. Não é bacana postar uma foto do churrasco do fim de semana ou usar os grupos de WhatsApp para ficar mandando mensagens de 'bom dia' e 'boa noite'”, explica Esmeralda. A consultora do Sebrae-SP reforça que o networking deve ser usado apenas para assuntos pertinentes. É possível apostar na rede para pedir indicações (de contratação, de prestadores de serviço qualificados, de empresas de entrega, e por aí vai) e conselhos. Se o assunto for delicado, vale a pena solicitar retornos privados. Além disso, é preciso ficar atento, para não expor sua empresa de forma negativa. “Mais do que ficar pedindo, compartilhe, ajude e indique! Se você viu um site que tem um vídeo com ótimas orientações sobre redes sociais para empresas, por exemplo, mostre isso ao pessoal”, recomenda Esmeralda. “Quanto mais uma pessoa compartilha e ajuda os outros, mais ela será vista Com pouco ou nenhum investimento, consegue-se usar as redes sociais para acessar pessoas interessantes no Brasil e no mundo Marc Tawil, head da Tawil Comunicação e LinkedIn Top Voice Marcar alguns empreendedores relevantes em posts de comum interesse é uma boa maneira de consolidar a rede de contatos O primeiro passo na hora de criar um relacionamento de negócios é definir um objetivo e mapear pessoas e empresas que podem ser boas aliadas

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