Locaweb Edição 85
especial 46 REVISTA LOCAWEB Esmeralda, do Sebrae-SP, deixa claro que não adianta só pedir dicas: é preciso também compartilhar o que sabe A importância do networking Compartilhar informações e ouvir conselhos de pessoas experientes é algo que faz a diferença na vida de empreendedores e empresas de todos os tamanhos, desde as pequenas e médias até as multinacionais. O networking é uma das melhores formas de fazer isso. Por meio da rede de contatos, você consegue levantar uma série de dicas e, aos poucos, identificar quais delas podem ser colocadas em prática para melhorar a eficiência de sua empresa. “O networking é uma ferramenta dinâmica e eficiente para recolocação profissional, ascensão dentro de uma empresa ou para realizar negócios. Trata-se de uma rede de contatos que, em algum momento de sua vida, pode oferecer ajuda, como indicações ou mesmo aconselhamentos”, explica Daniel Lustig, coach e fundador da Mind Factory. De acordo com Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae-SP, o segredo para se dar bem é saber construir uma rede de contatos de qualidade, com a presença de clientes, fornecedores e parceiros. “Essa ferramenta acabou sendo um pouco vulgarizada porque muitas pessoas pensam apenas na quantidade. O que realmente importa, porém, não é o número de pessoas ao seu redor, mas o valor e a afinidade de interesses que elas têm com o seu negócio”, afirma. A especialista destaca que a rede de contatos pode ser pessoal ou virtual, como os grupos criados em redes sociais. O importante é sempre lembrar que a troca é a base do networking. Por isso, quantomais pessoas estiverem interessadas nomesmo assunto, maiores são as chances de conseguir abordar temas relevantes para o processo de aprendizado de gestão empresarial. O recurso também pode ser um caminho para chegar a empreendedores relevantes que não fazem parte de seu círculo de relacionamentos. “Quando isso ocorre, é possível que um contato cultivado em nosso networking possa exercer o papel de interlocutor, facilitando o acesso e até mesmo fornecendo recomendações sobre currículos ou trabalhos realizados”, explica Daniel. Primeiros passos Quem nunca investiu em uma rede de contatos profissional pode seguir alguns passos simples para começar. O primeiro é definir um objetivo e mapear pessoas e empresas que possam ser boas aliadas na hora de criar um relacionamento de negócios. Marc Tawil, head da Tawil Comunicação e LinkedIn Top Voice, defende que as redes sociais são ótimas ferramentas para começar a recrutar Quem constrói um bom networking pode pedir indicações de maneira confiável, tirar dúvidas empresariais e, principalmente, compartilhar o que sabe com outros empreendedores
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