Locaweb Edição 85

pinterest 43 REVISTA LOCAWEB contrário, qualquer estratégia será em vão”, afirma o especialista de métricas e análise de dados. Ela já inspira A Maquiagem Natura está no Pinterest desde 2015. Seu objetivo é se tornar referência de conteúdo na rede. “Nos últimos dois anos, a rede social assumiu um papel importante para a nossa estratégia de conteúdo. Nós a usamos para fazer posts inspiracionais, com dicas e tendências”, diz Murillo Boccia, diretor de negócios digitais da Natura. A estratégia direcionada da empresa fez com que as imagens tivessem bastante relevância na rede, o que resultou num grande número de Pins salvos pelos usuários. Isso sem contar o aumento de tráfego para outros canais da Natura. A campanha é considerada um case de sucesso no Pinterest. Na prática, ela foi responsável por um aumento de 200%no alcance do conteúdo damarca—e 11 vezes mais cliques vindos da plataforma. Hoje, a rede social está entre as prioritárias para o departamento demarketing da Natura. “Nela, conseguimos adaptar e atender asmais variadas demandas dos consumidores”, diz Murillo. Alémda frequência alta de publicações, a Natura é pioneira no uso de recursos business de tráfego, lançados recentemente. A primeira funcionalidade é a Shop the Look, que permite ao usuário selecionar e comprar produtos encontrados em Pins demoda, casa emaquiagem. Já o Pincode é uma espécie de QR Code que, quando escaneado, leva o usuário para o perfil damarca na rede. Atualmente, essas tecnologias são as responsáveis por fazer o cross entre o Pinterest e outros canais da empresa, como lojas físicas, revista impressa e e-commerce. Com base nesses anos de experiência, Danillo dá a dica para quem quer se aventurar no Pinterest: “Em primeiro lugar, entenda o que os usuários da mídia social buscam nessa plataforma. Cada rede tem uma função e um formato para se comunicar. Compreenda isso e explore-a ao máximo, sempre com conteúdo relevante, inspiracional e frequente”. Apesar de não ter amesma amplitude que o Facebook ou o Instagram, já é evidente que o Pinterest temsua importância para diversos nichos demercado. Principalmente para as empresas que procuram reconhecimento demarca e aumento de tráfego, sobretudo as pequenas emédias. De acordo com a rede, 72% dos usuários afirmam que a plataforma ajudou-os a conhecer novas marcas e serviços. E se esse número ainda não te convenceu, que tal colocá-la à prova? É só ficar de olho nas dicas básicas dos especialistas e começar a inspirar. Como o Pinterest ainda não trabalha comanúncios pagos no Brasil, todo o alcance da rede social é orgânico. Isso permite aproveitar muito bemomelhor das estratégias de SEO para posicionar seus Pins na primeira página da rede social. Não se esqueça de tambémhabilitar o botão de Pin dentro do seu site ou blog. Isso vai influenciar o volume de pessoas vindas da rede social que entramnas suas páginas. E-commerce Se a imagem for atraente para o usuário, há uma grande possibilidade de ele ir até o site da empresa para saber mais sobre o produto, o que pode ser uma mão na roda para quem tem uma loja virtual. Não à toa, de acordo com números oficiais do Pinterest, a categoria de imagens relacionadas a e-commerce é a que mais cresce na plataforma – com um aumento de 115% por ano. Vale saber, entretanto, que se o seu objetivo ao entrar na rede social de fotos for aumentar vendas, é fundamental alinhar o seu e-commerce à plataforma. Será preciso preparar o setup do site, organizando analytics, palavras-chaves, linguagem para conteúdo e pesquisa. “As tags da loja virtual devem estar corretamente configuradas com sua plataforma de analytics. Caso O Pinterest é uma rede social que permite aos empreendedores dar os primeiros passos sozinhos no universo de divulgação online em grande escala Thiago, da Tray, recomenda saber exatamente o que o seu público-alvo quer antes de criar Pins na rede social. Para isso, vale a pena fazer buscas pelas principais palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e avaliar os resultados

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