Locaweb Edição 85

especial 42 REVISTA LOCAWEB Se o produto ou serviço for mais complexo, invista em infográficos. Frases de efeito sobre um fundo de alto contraste também são um chamariz poderoso Por conta da atmosfera mais prática e leve do Pinterest, Mariana Petek destaca que o mais aconselhável é não fazer estratégias estritamente comerciais na rede social —comchamarizes como “compre aqui”. “Deixe essas informações para o campo descritivo”, diz. A ideia é fazer campanhasmais sutis e dar foco para a experiência que a pessoa vai ter comseu produto ou serviço. Isso não significa, entretanto, que o campo descritivo não mereça atenção máxima. “Nunca suba uma imagem sem preencher esse espaço. Ele precisa ser o mais completo possível”, indica Fábio. Vale muito apostar também nas hashtags, que vão ajudar o Pinterest a acomodar seu Pin no melhor filtro. Fique atento, ainda, para não publicar imagensmuito poluídas. “Cerca de 80%dos pinadores usam o Pinterest emcelulares. Então, é importante que amensagemdo seu Pin seja fácil de ser assimilada”, destacaMariana Sensini. Cronograma Alémde dedicação na hora de planejar as informações e a qualidade do conteúdo, é preciso desenvolver umcronograma de postagens. “Manter uma atividade diária e consistente costuma dar mais resultado do que fazer publicaçõesmensais, por exemplo”, destacaMariana Sensini. A countrymanager do Pinterest no Brasil lembra que, diferentemente das outras redes sociais, nas quais o alcance acontece nas primeiras 24 horas, no Pinterest o conteúdo continua a crescer ao longo do tempo. Afinal, os pinadores tendema semanter salvando os seus Pins. É por isso quemanter um fluxo constante de publicações ao longo de vários meses é amelhor maneira de criar um conteúdo dedicado. Outra dica de ouro tem relação como fato de as pessoas planejarematividades especiais, eventos e feriados comantecedência. Assim, para aumentar o envolvimento dos seus Pins especiais, o ideal é começar a salvá-los cerca de 45 dias antes. Direcionador de tráfego A lista de trunfos do Pinterest continua com o fato de os Pins terem links. “Em outras redes sociais, postagens linkadas tendem a ter alcance orgânico extremamente baixo ou até irrelevante”, destaca Thiago Mazeto. Já no Pinterest, todas as imagens podem e devem conter links que direcionem para algum site ou blog. Ele também costuma se ressaltar no Google, que esconde o site de origem nos resultados de buscas por imagens. “O Pinterest destaca o link e manda o usuário para a fonte, o que torna a rede social uma excelente direcionadora de tráfego”, afirma Fábio. “Por isso, não se esqueça de se certificar de que a imagem que você vai publicar aparece na página de destino (seu site ou blog), e que o conteúdo da página corresponde à descrição do Pin”, destaca Mariana Sensini. Também é preciso garantir que o link funcione e carrege rápido. As pessoas entram no Pinterest quando estão procurando sugestões sobre o que fazer ou comprar Mariana Sensini, country manager do Pinterest no Brasil

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