Locaweb Edição 85
pinterest 41 REVISTA LOCAWEB Segundo dados da rede social, 250 milhões de pessoas no mundo entram no site mensalmente para salvar mais de 175 milhões de ideias Viralize O Pinterest não segue uma ordem cronológica, mas uma lógica de viralização. Dessa forma, para aparecer bem por lá, você precisa estar preparado para criar conteúdo com um grande potencial viral. “A rede social tem um efeito importante de 1+1. Isso significa que as pessoas adicionam imagens a seus painéis e impactam outros usuários. Assim, aumentam o reconhecimento de marca e o tráfego de usuários com gostos similares no seu site”, diz Flavio. Na prática, seu Pinterest ficará mais relevante sempre que alguém replicar suas imagens. Ao marcar presença no Pinterest, Natura registrou aumento de 200% no alcance do conteúdo da marca relacionadas ao seu negócio e avaliar os resultados. Ter emmente os objetivos que deseja alcançar na rede também é essencial. “Busque entender seu público e interaja comele e outras marcas. Crie conexões”, recomenda Thiago Acioli, especialista de métricas e análise de dados que presta serviço para empresas de diversos tamanhos. “Não adianta ter medo de se expor para descobrir se os resultados são bons ou ruins. O conteúdo precisa ser testado.” É importante aindamontar umperfil completo no site. Use uma foto e preencha o endereço e outros detalhes. Não se esqueça de personalizar uma capa com uma pasta ou um feed quemelhor represente suamarca. “Crie tambémumusername ligado à empresa e que seja fácil de lembrar, faça um texto descritivo e conecte o perfil às suas outras redes sociais”, indica Eduardo. Alta qualidade Na hora de começar a produzir Pins, é preciso considerar que os usuários não estão no Pinterest para interagir com amigos e família. “Eles estão em busca de novidade, aprendizado, inspiração. Algo que torne suas vidas mais produtivas e divertidas. É esse conteúdo que as empresas precisam oferecer”, diz Eduardo. “É legal começar comanálises de processos sobre como produzir conteúdo para esse canal e, a partir daí, como isso impactará o cliente”, recomenda Flavio. Depois, a dica é estudar os consumidores para definir pautas e linhas editoriais que vão ajudar a identificar e publicar conteúdo relevante. Produzir algo autoral também é imprescindível. Se você não tem habilidades de design ou ninguém que o faça emsua equipe, Fábio recomenda a contratação de um freela para produzir imagens profissionais. Mas para viralizar, seu conteúdo ainda precisa estar dentro de uma série de características de atração e qualidade. Nesse sentido, omelhor é apostar emuma estratégia na qual a imagemofereça informações (textos, colagens, combinações). Se o produto ou serviço for mais complexo, há sempre a opção dos infográficos. Frases de efeito sobre um fundo de alto contraste tambémsão um chamariz poderoso.
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