Locaweb Edição 85

especial 40 REVISTA LOCAWEB “As pessoas entramno Pinterest quando estão procurando sugestões sobre o que fazer ou comprar”, destacaMariana Sensini, country manager do Pinterest no Brasil. De acordo comela, seja para encontrar novidades de design ou receitas gostosas, quemacessa a rede costuma ter umobjetivo claro. Fato que faz comque elas estejam abertas às ideias das empresas— mesmo das ainda desconhecidas –, o que faz da plataforma umcanal e tanto de divulgação. Para quem está começando a empreender, a rede ainda atua como uma ótima ferramenta de reconhecimento de marca. Flavio Beraldo, cofundador e CMO da agência Ciclo Digital, explica que, ao acessar o Pinterest, o usuário pode, pela primeira vez, se deparar com sua empresa. Caso ele esteja com uma meta de compra, por exemplo, saberá que ali irá encontrar o produto desejado. Com isso, aumentam até as chances desse cliente se transformar em um consumidor fiel e levar a sua ideia para outras pessoas – algo cada vez mais raro em outras mídias sociais. A hora é agora “Além de ter usuários qualificados e altamente engajados (chamados de pinadores), o Pinterest tem a vantagem de ter menos concorrência, porque algumas empresas simplesmente o ignoram”, destaca Eduardo Silva, diretor executivo da Small Fast Marketing, unidade de anúncios patrocinados da Agência Small. É justamente essa característica que dá às PMEs a chance de se destacar em um ambiente promissor, barato e de longo alcance na internet. O timing tambémpode ser determinante, visto que, no Pinterest, os consumidores estão abertos a receber ideias. “Uma análise da Neustar MarketShare Retail MTAmostrou que a rede social temmais chances de influenciar decisões no início da jornada de compra do que ocorre emoutras plataformas. Isso leva a vendas 40%maiores e conversões mais rápidas na comparação com outras mídias tradicionais”, afirma Mariana Sensini. Conta Business Para ajudar os empreendedores a construir uma estratégia digital de sucesso no Pinterest, a própria rede social conta comuma versão desenvolvida para empresas. Por meio dela, é possível acompanhar os números de Pins salvos, closeu- ups e cliques. “Se quiseremuma visãomais aprofundada, as empresas podem usar ainda o Pinterest Analytics, que permite ver de quais Pins as pessoas gostammais e o que elas salvamdo site da empresa. Isso sem contar o fato de compreenderem melhor o que os clientes realmente procuram”, diz Mariana Sensini. Todos esses dados devemser levados emconsideração na hora de criar Pins personalizados para atingir e fidelizar novos clientes. Faça você mesmo Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre, afirma que o Pinterest é uma rede social que permite aos empreendedores dar os primeiros passos sozinhos no universo de divulgação online emgrande escala. “É possível começar com fotos simples e, depois, ousar em testes para entender a rede e conquistar outros tipos de retorno”, diz. A dica é se dedicar à plataforma pelomenos 15minutos por dia. Para traçar uma estratégia, vale a pena identificar bemo seu nicho demercado e, principalmente, entender se ele está interessado em imagens combomapelo visual exibidas pela rede social. Thiago Mazeto, head de experiência do cliente da Tray, diz que uma boamaneira de identificar isso é fazer buscas na plataforma pelas principais palavras-chaves É legal começar com análises de processos sobre como produzir conteúdo para esse canal e, a partir daí, como isso impactará o cliente Flavio Beraldo, cofundador e CMO da agência Ciclo Digital Eduardo, da da Small Fast, recomenda olhar com atenção os detalhes da conta, como o username e a foto da capa

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