Locaweb Edição 85
nuvem 31 REVISTA LOCAWEB O cloud é uma das tecnologias mais promissoras do mercado. Confira alguns números expressivos que comprovam seu potencial: • O cloud movimentará US$ 2,5 bilhões até 2021, sendo usado por cerca de 94% das empresas brasileiras • 80% das empresas registraram ganhos de agilidade nos negócios após adotarem a nuvem • 75% das companhias acreditam que o uso de cloud pode ajudar a aumentar a receita e a lucratividade • Indústria (33%), TI (30%), finanças (29%) e saúde (28%) são os setores com maior aceitação para o cloud • 80% das empresas usam cloud para executar trabalhos ou guardar informações • 30% das instituições de diversas instâncias de governo utilizam a tecnologia no Brasil • Brasil ocupa a 18ª posição mundial quando o assunto é implementação de nuvem; Alemanha, Japão e Estados U nidos formam o top 3 * Dados coletados por HDI AGOV, Sogeti, BSA, IDC, GlobalData e fazer o site cair. A não ser, claro, que ele esteja preparado para isso – basicamente, que seja altamente escalável, algo permitido na nuvem. Mas, de volta ao seu site, a melhor maneira de identificar o quanto você precisa de memória e processamento é fazer uma análise do conteúdo. “Esse trabalho é chamado de assessment. Basicamente, se trata de um levantamento do Estatísticas nas alturas que você tem na página e o quão aderente esse conteúdo é para a nuvem”, comenta Diego Santos, CTO da Cluster2GO. Porém, você não precisa descobrir sozinho (e magicamente) essas referências. Existem caminhos que podem ser tomados para ajudá-lo nessa empreitada. Os três caminhos para aderir ao cloud A maneira mais simples para fazer uma migração para a nuvem é contratar uma empresa que venda esse serviço no modelo B2C, como a Locaweb. “Quando o cliente ligar, o vendedor vai entender seu perfil e ver como ajudá- lo nas questões técnicas do processo. Se for o caso, vai oferecer um cloud que exija menos conhecimento técnico para rodar. Isso porque, hoje, existem diversas nuvens, para empreendedores com os mais variados níveis de conhecimentos técnicos”, Antes de migrar, é preciso fazer um levantamento do que você tem na página e o quão aderente esse conteúdo é para a nuvem Diego Santos, CTO da Cluster2GO Foto: Rodrigo Hortenciano
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