Locaweb Edição 85

24 REVISTA LOCAWEB Descubra os segredos por trás do LinkedIn, a maior comunidade profissional online do mundo FICHA TÉCNICA Empresa: LinkedIn Fundação: 2003 Sede: Califórnia, EUA Canais de comunicação: /LinkedIn @LinkedIn www.linkedin.com.br N o final da década de 1990, depois de se formarem pela Universidade de Stanford, Reid HoÂman e Konstantin Guericke decidiram criar uma rede social. Com os planos caminhando bem, em 2002, uma equipe de antigos colegas da SocialNet e do PayPal foi recrutada para ajudar no desenvolvimento do projeto. Foi assim que Allen Blue, Eric Ly e Jean-Luc Vaillant se juntaram à dupla para lançar oficialmente o LinkedIn, em 5 de maio de 2003. No início, a ferramenta chegou à web comuma essência parecida com a de outras redes sociais, embora o foco já fosse o profissional. Era possível criar umperfil que funcionava como um currículo online, com o qual os usuários Especialista emnegócios memória podiam fazer conexões de negócio pela internet. “As primeiras pessoas que tiveram acesso ao sistema foram os fundadores que, em seguida, começaram a convidar amigos e conhecidos”, explica Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina. Os números não demoraram a semultiplicar. Ao final do primeiromês no ar, cerca de 4,5mil usuários jámantinham contas na rede social. A oferta de ferramentas gratuitas de gerenciamento de identidade profissional e a criação de uma rede de contatos online ajudou a plataforma a crescer de forma orgânica. Isso permitiu à empresa criar três negócios para geração de receita: Soluções de Talentos, Soluções de Marketing e assinaturas Premium. Novos escritórios e idiomas Com cada vez mais usuários, o LinkedIn iniciou sua expansão global em 2008. Os primeiros marcos foram a abertura de um [ Marcella Blass ] escritório em Londres e a tradução do site para francês e espanhol. “A expansão também foi orgânica e, à medida que ganhávamos usuários em novos países, passamos a investir em abertura de escritórios, mais traduções e ofertas de novos produtos”, lembra Milton. O processo para conquistar pessoas em todo o mundo, porém, não se limitou a isso. A história do LinkedIn também é marcada por uma série de aquisições de grande relevância. Foram mais de 15, entre produtos e serviços. As principais ocorreram em 2012, 2013, 2015 e 2016, quando passaram a fazer parte do time, respectivamente, as plataformas de conteúdo Slideshare e Pulse, a plataforma de cursos online Lynda, e o PointDrive, startup de compartilhamento de conteúdo focado em vendas. O desenvolvimento da empresa ainda chamou a atenção de uma gigante da tecnologia. Foi assim que, em junho de 2016, a MicrosoÅ

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==