Locaweb Edição 85

P are! Responda para si mesmo: o que você fez nos últimos 10 minutos? Mais especificamente, qual foi a ideia, lembrança, ação ou atividade que conquistou sua atenção? Quantas vezes olhou para o celular? Se somos bombardeados por estímulos visuais e auditivos a todo momento, por que esquecemos que o dia a dia do nosso público-alvo deve ser igual? Pode até parecer exagero, mas precisamos entender mais sobre o risco de extinção corrido por nossa atenção “profunda” neste momento. Você ainda está aí, né? Em um dos fóruns do Cannes Lions 2018, o Festival Internacional de Criatividade, Scott Hagerdorn, CEO da Hearts & Science, e Tristan Harris, cofundador do Center for Human Technology do Google, abordaram o tema, tendo as mídias sociais como exemplo e preocupação. Eles classificaram esses ambientes virtuais como a maximização da atenção superficial. Isso porque os mesmos são pensados, desenhados e criados com o intuito de atrair e manter os seus membros em uma espiral infinita de conteúdo raso, além de serem sustentados pelos próprios usuários na busca pela satisfação por meio da validação social da sua rede de contatos. O tema do painel da dupla foi “Viciados em curtidas: consumidores na era do fimda atenção”, e foramdiscutidas, entre outros pontos, práticas e regulamentações que respeitassemo bem-estar virtual dos usuários e tornassemo consumo de apps e redes sociaismais saudável e coerente. Desafiador e controverso. A dupla ainda trouxe à tona pesquisas realizadas nos Estados Unidos que apontam que adolescentes chegam a consultar 88 vezes suas redes sociais em 24 horas. Não há dúvidas de que discussões como essa vão nos ocupar cada vez mais nos próximos anos. Mas voltando para o nosso contexto da “Terra Brasilis” e deixando de lado a futurologia, é imperativo que você entenda sua conduta, nos meios online e oÂline, para respeitar e valorizar a atenção do seu cliente. Seja em um e-mail marketing ou em um folder distribuído em uma conferência, entenda o real propósito da mensagem para que a mesma seja inédita, relevante e construtiva. Resgate a boa e clássica máxima de não fazer com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você. Concentre os esforços na construção de conexões reais com seu público-alvo, seja por meio de uma identidade mais funcional ou de uma emocional, mas nunca superficial. Cássio Scozzafave Product owner de cloud e dedicados da Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br @cascozza /cassioscozzafave A guerra pela sua atenção influenciador 22 REVISTA LOCAWEB

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==