Locaweb Edição 85

"O nze” em cada 10 profissionais com os quais eu converso afirmam que o maior desafio cotidiano é lidar com pessoas. CEOs, gerentes, analistas, estagiários... Todomundo tem sempre uma queixa a fazer: seja do chefe, do subordinado, do prestador de serviços ou mesmo do cliente. Conviver com os outros é lidar com diferentes perfis de pessoas no ambiente de trabalho – e na vida. É complexo, requer esforço, tempo e, sobretudo, interesse. No entanto, é um exercício que todos deveriam fazer. Relacionar-se bem é um grande indicativo de inteligência emocional. É uma das maiores habilidades que alguém, ao longo da carreira e da existência, pode desenvolver. Bons relacionamentos interpessoais no trabalho decorremde umbom relacionamento intrapessoal. Ou seja: são reflexo da forma como o profissional se relaciona consigomesmo. Quando está bem resolvido internamente, suas relações externas tendema ser saudáveis. Por outro lado, se o indivíduo padece de conflitos internos, seja na carreira ou na vida pessoal, acaba refletindo o própriomal-estar nomodo como trata a si mesmo e tambémos pares. Uma boa dose de autoavaliação por parte de cada umeliminaria, semsombra de dúvidas, amaioria dos problemas vivenciados por quase todos no dia a dia. Confira algumas atitudes para aprimorar a “arte” de conviver no trabalho: 1 - Empatia: é quando uma pessoa se põe no lugar da outra, evitando julgar precipitadamente amaneira alheia de ser, pensar e agir. 2 - Respeito: independentemente do conflito, jamais ofenda a dignidade dos pares. Respeito é a base de qualquer relacionamento e uma forte evidência de civilidade e de humanidade. 3 - Comunicação: pressupõe interação, contato e troca. independentemente do nível hierárquico, procure se comunicar comclareza. Dialogue: ouça e tambémse faça ouvir. 4 - Cooperação: quando cada umprocura dar o seumelhor, as relações se fortaleceme se tornammais proveitosas para amaioria. Coopere comquemestiver ao seu redor. 5 - Limites: se esquive da instabilidade emocional alheia, impondo limites. Não perca tempo comdiscussões inúteis. Estabeleça distâncias e não as leve para o lado pessoal. 6 - Evite: a convivência profissional não precisa ser maior que o necessário. Não bata de frente, tentandomudar os demais. Diminua o contato sempre que for possível. 7 - Soluções: mantenha o foco na solução ao invés de no problema. Émais proativo e você ficará livre para colocar a sua energia no que, de fato, importa e temvalor. A “arte” de lidar com pessoas Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica e Marketing do Consumo, especialista em Assessoria de Comunicação, comMBA emGestão Estratégica deMarketing @higor_goncalves higorfgoncalves @higorfgoncalves influenciador 20 REVISTA LOCAWEB

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==