Locaweb Edição 84
BÔNUS Muito alémde analisar seus clientes, você pode identificar o comportamento da concorrência. Como SEMrush ( https://pt.semrush.com ) é possível descobrir principais palavras-chave orgânicas, palavras-chave pagas, landing pages, backlinks emuitos outros recursos adotados pelos rivais. 57 REVISTA LOCAWEB top 5 Google Analytics Como funciona: O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que ajuda empresas a tomar decisões no ambiente online. A partir dela é possível analisar seu público e descobrir a audiência de cada meio digital, o comportamento dos internautas e as conversões. Para usar o programa, você apenas precisa ter uma conta no Gmail. A versão paga, chamada Google Analytics Premium, custa US$ 150 mil anuais e releva dados em quatro horas. Site: https://analytics.google.com Hotjar Como funciona: O Hotjar entrega um nível de análise mais relacionado à experiência do usuário. Ao avaliar um site, a ferramenta traz diversos dados e entrega um relatório big data de comportamento. Seu diferencial é que é possível avaliar, via mapa de calor, os pontos que precisam de melhora. Possui planos dedicados para páginas com muito ou pouco tráfego. A versão mais básica é gratuita. Está em inglês. Site: www.hotjar.com Heap Analytics Como funciona: Esta ferramenta se destaca pela facilidade de uso. Não é preciso ser nenhum expert em programação para conseguir coletar dados, como visitas, cliques e conversões. Tudo está disponível na interface didática – embora você precise ter o domínio do inglês para realizar a tarefa com maestria. A versão gratuita do Heap Analytics dá direito a fazer 5 mil capturas por mês e armazena três meses de histórico. Site: https://heapanalytics.com FoxMetrics Como funciona: Com esta ferramenta, você acompanha o comportamento dos internautas em tempo real. Além de identificar o que os visitantes do site estão fazendo, que páginas estão visitando e de onde eles vieram, é possível descobrir o ciclo de vida dessas pessoas. Isso significa que você consegue identificar, pelos cliques, os produtos ou serviços que estão pensando em comprar. Os planos começam em US$ 99. O FoxMetrics está disponível em inglês. Site: www.foxmetrics.com AIDAX Como funciona: Em vez de apenas rastrear informações e tirar relatórios, esta ferramenta brasileira permite que você automatize os dados. Por exemplo, se uma pessoa comprou um perfume de 30 ml em seu e-commerce e ele acabará em três meses, é possível programar o AIDAX para alertar o cliente de que ele pode adquirir o produto em sua loja novamente. Os planos começam em R$ 99 para 50 mil capturas. Site: www.aidax.com.br 1 4 2 5 3
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==