Locaweb Edição 84

especial 48 REVISTA LOCAWEB Produzir e publicar textos de qualidade tambémé uma das chaves para se enquadrar nos padrões exigidos pelo algoritmo. “O Google ama conteúdo. Você deve escrever toda semana para atualizar as pessoas sobre seus produtos e serviços. É preciso colocar palavras-chave que remetamao seu negócio nos títulos desses textos e criar links internos para outras páginas do site”, destaca Flávio Muniz, especialista emmarketing digital e palestrante. No que se refere à reputação, o Google funciona como uma grande biblioteca de artigos técnicos e científicos. “Quando um autor de um trabalho é citado por outra pessoa, o referenciado é entendido como autoridade nessa área. Isso quer dizer que o estudo dele foi importante o suficiente, a ponto de embasar outros novos estudos”, explica o especialista da Udacity. “Se alguém cria um novo artigo com links para o seu site, o Google entende que você tem reputação. O trabalho que o empreendedor pode fazer é o de construir relacionamento com portais do nicho dele para, por exemplo, tornar-se uma referência de entrevistas e construir posts em parceria”, completa Thiago. Vale o investimento? Normalmente, trabalhar com SEOexige alguns investimentos, que vão desde a contratação do serviço de uma empresa especializada até cursos de capacitação e compras de ferramentas. O ideal é planejar bemo orçamento para alcançar os resultados desejados sem prejudicar as finanças da empresa. “Todo resultado de SEO é paramédio ou longo prazo, pois leva algum tempo até se construir uma autoridade para o domínio, organizar todo o conteúdo e ir gradativamentemelhorando o posicionamento das páginas de maneira natural e correta”, afirma Ricardo Arrigoni, analista de SEO. Para ele, promessas de resultados rápidos são perigosas, pois podem trabalhar com técnicas que vão contra as diretrizes do Google. Flávio destaca que os resultados compensamo investimento. “Quando posicionamos uma pequena oumédia empresa no Google, elamuda de patamar. Faça um cadastro completo no Google Meu Negócio. Isso ajuda muito no posicionamento de sites locais Matheus Bertoluci, especialista emmarketing digital

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==