Locaweb Edição 84
especial 46 REVISTA LOCAWEB Por dentro do algoritmo Conhecer o algoritmo do Google é a melhor forma de mandar bem quando o assunto é SEO. Segundo Eduardo Gasparetto, CEO da Agência Carti, a gigante das pesquisas testa de 7 a 10 novas funcionalidades por dia. Dessas, uma ou duas são implementadas de vez. As atualizações maiores, que causam mais impacto, aparecem de uma a duas vezes por ano, como o pacote lançado em agosto. E é com elas que os empreendedores precisam se preocupar. “Trata-se de atualizações que mexem de forma mais profunda no algoritmo e, portanto, no funcionamento do Google. Isso acontece porque elas geram impacto nas pesquisas de praticamente todos os resultados do mecanismo de busca”, explica Thiago Maboni, responsável pelas estratégias de SEO da Udacity. Um dos problemas é que o Google anuncia as mudanças, mas não dá muitos detalhes sobre as novas aplicações. Por isso, cabe aos profissionais de SEO descobrir, com tentativa e erro, as principais alterações e as melhores formas de aderir a elas para continuar sendo relevante aos olhos do buscador. “Já temos pesquisas mostrando o impacto da última atualização. Os nichos mais afetados foram, na ordem, saúde e bem-estar, veículos, e beleza e cuidados pessoais”, conta Thiago. “Outro setor fortemente impactado por esse update foi o de computadores e internet. Na Udacity, trabalhamos com educação focada em tecnologia e negócios. Por isso, temos sentido bem as mudanças dessa atualização”, completa. Outra mudança que deu o que falar foi o “Mobile-Friendly Update”, que começou em 2015 e só terminou em 2018. Com ele, o Google passou a analisar a versão mobile dos sites antes da de desktop. Atualmente, as páginas com os melhores resultados para smartphones são mais bem indexadas do que as que não têm uma boa performance. Para Bruno Saes, especialista em conteúdo do Grupo Impacta, não dá para prever quando e como as alterações serão feitas pelo Google, mas é importante saber que elas vão aparecer. A dica é acompanhar o blog do buscador ( http://lwgo.to/1h8 ) e suas redes sociais, que sempre divulgam comunicados sobre as mudanças. O analista de SEO Ricardo revela que todo projeto na área precisa de tempo para dar bons resultados Os nichos mais afetados com a última grande atualização foram saúde e bem-estar, veículos, beleza e cuidados pessoais Thiago Maboni, responsável pelas estratégias de SEO da Udacity
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==