Locaweb Edição 84
youtube x IGTV 43 REVISTA LOCAWEB Omelhor de dois mundos Não é porque existem duas plataformas focadas em conteúdo audiovisual que você precisa escolher apenas uma. Essa não é uma guerra entre fãs de Sonic e Mario. “É possível trabalhar com todas as plataformas. Desde que haja um bom planejamento e profissionais competentes”, ressalta Tati. Aqui, a principal dica é saber direcionar o que será divulgado. “Entenda quem é sua audiência em cada mídia e defina qual tipo de produção será publicada nas duas”, aconselha Heloísa. O sucesso é só uma consequência. Novo meio de transmissão de vídeos tem alguns diferenciais, como a captura vertical da imagem e a disseminação de conteúdos mais simples do Instagram é ser uma espécie de segunda TV, com publicações mais leves e voltadas para o entretenimento. As contas verificadas podem produzir vídeos de até uma hora, enquanto os perfis não verificados conseguem divulgar conteúdos de até 10 minutos. O grande diferencial, entretanto, é que o IGTV é focado em vídeos verticais. “Assim como o Instagram foi criado pensando na experiência mobile, o IGTV também foi feito para incentivar a produção e viralização de conteúdos no formato vertical, em sua grande maioria gravados com um smartphone, o que possibilita mais informalidade e casualidade ao vídeo”, explica Heloísa. De acordo coma consultora demarketing digital, o conteúdo do IGTV tende a ser mais voltado para vídeos informais, como dicas rápidas, bastidores, cobertura de eventos. “Aqui, a ideia é que a produção seja cada vezmais acessível. Se você está emum festival, por exemplo, pode simplesmente pegar o celular, gravar e postar direto no IGTV”, ressalta. Futuro dos vídeos verticais “O IGTV chegou como uma novidade incrível, mas com um gigante concorrente. Ainda não há muitos conteúdos feitos especificamente para ele, porém é uma tendência, já que o uso e dependência do smartphone cresce a cada dia. No futuro, com a popularização da ferramenta, o que vamos ver será o foco na monetização”, conta Heloísa. Assim como ocorreu com o YouTube, caso o IGTV cresça e até tenha seus próprios influenciadores, é provável que a monetização seja o próximo passo. Por outro lado, a tendência é que anúncios sejam explorados, o que pode prejudicar o alcance orgânico tão eficiente atualmente. Nesse futuro talvez nem tão distante, os empreendedores terão que jogar tudo na balança – investimentos, tipo de serviço prestado, estilo do público-alvo – para ver qual plataforma é a mais indicada. Os vídeos, entretanto, continuarão em alta. “Afinal, trata-se de uma forma lúdica de compartilhar e, principalmente, uma excelente oportunidade de relacionamento e proximidade com o público”, conclui Heloísa.
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