Locaweb Edição 84
youtube x IGTV 41 REVISTA LOCAWEB Eles usame se dão bem O YouTube surgiu como uma alternativa para o suporte da Tecvoz. Os vídeos trazem tutoriais com informações técnicas e de instalação dos equipamentos. “É uma ferramenta de grande visibilidade que apareceu para agilizar a resolução de problemas”, afirma Rodrigo Amaral, responsável pelo marketing da marca. Já a agência Pílula Criativa utiliza o YouTube para disseminar conteúdos para pequenos e médios empreendedores que têm pouco conhecimento sobre marketing digital. “Em um curto espaço de tempo, vimos um aumento no número de seguidores. A rede social também funciona como filtro de leads e oportunidades reais de negócios”, comenta Thiago Regis, diretor de novos negócios da companhia. Para ele, quem quiser vencer no YouTube precisa seguir algumas dicas, como definir o tipo de conteúdo e para qual público-alvo ele será entregue, não tentar fazer superproduções logo no começo, e utilizar uma linguagem simples. Tati, da Onze Trinta: "as empresas que não investem em audiovisual estão ficando para trás” no mobile e até em smart TV. O interessante é que eles estão cada vez mais longos. “Percebi esta tendência nos últimos tempos. Agora, o conteúdo produzido para o site possui entre 10 e 15 minutos”, conta Heloísa. Para conseguir criar vídeos que atraiamaudiência – sejam eles longos ou não, é preciso estar atento ao que seu público prefere –, é importante ter umplanejamento. Felipe Castanhari, por exemplo, é proprietário do Canal Nostalgia, que temmais de 11milhões de inscritos e é umdos 10maiores do País. Com especiais de até duas horas sobre ditadura no Brasil e Hitler, embora seja o rosto que aparece nos vídeos, Felipe conta comuma equipe que pesquisa o que será dito em frente às câmeras. No total, há 12 pessoas trabalhando para o canal. Além do roteiro planejado, você pode aplicar outras estratégias para conquistar views. “Adicionar tags, que são as palavras-chaves de busca, trabalhar com vídeos ao vivo, e anunciar em canais do seu segmento são algumas dicas”, recomenda Heloísa. Monetização: o diferencial Não basta ser pioneiro quando o assunto é vídeos online: o YouTube também se destaca por causa da monetização. “É possível ganhar dinheiro se o canal tem mais de 1 mil inscritos ou 4 mil horas de conteúdo produzido nos últimos 12 meses. O usuário consegue monetizar seus vídeos por meio de anúncios em variados formatos. Sendo assim, o segredo é manter a periodicidade e criar vídeos de qualidade”, afirma Heloísa. Apesar da nova concorrência vinda do Instagram, a rede social do Google continua sendo referência. E as possibilidades de trabalhos com realidade virtual e aumentada só tendem a aumentar seu uso. “O YouTube ainda é a maior ferramenta de vídeos e não perderá esse posto. Pelo menos, não nos próximos dois anos”, alerta Tati. A pesquisa Video Viewers aponta que 42% dos brasileiros procuram o YouTube para assistir a vídeos – sete vezes mais do que a TV aberta e cinco vezes mais do que as redes sociais
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