Locaweb Edição 84

especial 40 REVISTA LOCAWEB Produções amadoras vêm perdendo espaço no YouTube. Para os negócios, vale a pena apostar em videoaulas e vídeos institucionais, por exemplo O IGTV tem tudo para se consolidar, pois a ferramenta fica dentro de um aplicativo que está nas mãos de mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo Plataforma do Google é mais voltada para conteúdos bem produzidos; nos últimos tempos, virou tendência a divulgação de vídeos mais longos OpioneirismodoYouTube O YouTube está no mercado desde 2005. A ideia da plataforma surgiu após um dos fundadores, Jawed Karim, não conseguir encontrar em lugar algum o vídeo sobre o incidente de Janet Jackson durante o show de intervalo do Super Bowl XXXVIII – aquele mesmo em que a cantora acabou mostrando os mamilos. Ele se juntou a Chad Hurley e Steve Chen, e os três colocaram o site no ar. Atualmente, 1,9 bilhão de usuários estão ativos por mês na plataforma. Principalmente porque, muito mais do que se limitar a ser uma ferramenta para a divulgação de vídeos, o YouTube passou a atuar como novo espaço para produtores de conteúdo. Tanto que ser youtuber tornou- se profissão. E, para os mais bem sucedidos, das boas. Hoje, segundo dados oficiais, 35% dos usuários ganham cinco dígitos por ano, e 40% alcançaram a marca de seis dígitos. “As pessoas estão conectadas o tempo todo, e a produção de vídeo é o futuro do marketing digital. As empresas que não investem em audiovisual estão ficando para trás”, revela Tati Falavinha, CEO da Onze Trinta, produtora que já trabalhou para Etna, Delboni e 3M. Ideal para qual tipo de negócio? O YouTube se tornou tão grande que tem espaço para todos os tipos de públicos, dos vloggers aos que divulgammanuais de utilização de equipamentos industriais. Existem alguns nichos, entretanto, que são mais populares. A pesquisa YouTube Insights 2017 apontou que as áreas de futebol, moda e beleza, gastronomia, música, e games são as mais consumidas pelos usuários. Independentemente do setor, entretanto, o importante é focar a produção. Hoje, o YouTube não tem mais espaço para amadores – embora vez ou outra ainda aconteça um sucesso repentino. “Você deve focar videoaulas, vídeo institucional, unboxing, testes. No geral, conteúdos mais bem produzidos tendem a dar retorno positivo”, comenta a consultora de marketing digital Heloísa Zambianco. É importante saber que o público do YouTube gosta de ser entretido e informado. Em geral, ele quer aprender assistindo. Então, a dica é fazer conteúdos leves, relevantes e, acima de tudo, úteis – ou você pode ser trocado em um clique. Como produzir conteúdo para o YouTube Por padrão, os vídeos no YouTube são filmados no sentido horizontal e podem ser consumidos no desktop,

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