Locaweb Edição 84

REVISTA LOCAWEB youtube x IGTV 39 Em plena era do conteúdo audiovisual, descubra qual plataforma de transmissão online é a mais indicada para cada tipo de empreendedor conquistar seu público-alvo [ Bianca Bellucci ] J unho de 2018 foi ummês fora da curva para os produtores de vídeo online. Isso porque dois gigantes de tecnologia anunciaram novidades para o setor. O Instagram inovou ao trazer para o mercado a plataforma IGTV. A ferramenta funciona como um meio de transmissão paralelo dentro do aplicativo para Android e iOS e dedicado exclusivamente a vídeos mais longos, com até uma hora de duração. Em resposta à declarada concorrência, o YouTube anunciou, dias depois, novas ferramentas de monetização para seus influenciadores digitais. Uma delas é o programa Channel Memberships, no qual os fãs podem pagar uma mensalidade e ter acesso a conteúdos especiais. A outra é a função Premieres, que permite avisar os inscritos a respeito da chegada de novos vídeos e abrir fóruns de discussão em uma tela exclusiva. Poucos meses após essas novidades saírem do forno, já é possível ver que o IGTV está se consolidando. Ainda mais por ser uma ferramenta dentro de um aplicativo que está nas mãos de mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo, de acordo com dados oficiais – sendo o Brasil o segundo país que mais o utiliza. Por outro lado, a pesquisa Video Viewers, realizada pelo Google, apontou que 42% dos brasileiros procuram o YouTube para assistir a vídeos – sete vezes mais do que a TV aberta e cinco vezes mais do que as redes sociais. No meio dessa batalha de meios de transmissão (e divulgação) estão os empreendedores. Como ocorre diante de qualquer concorrência, o cenário de oportunidades se ampliou na hora de investir em vídeos online. A grande dúvida, no entanto, é identificar qual é a plataforma mais indicada para cada negócio atualmente. E, a partir daí, se portar adequadamente para atrair mais seguidores e potenciais consumidores. YouTube x IGTV

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==