Locaweb Edição 84

loja virtual 37 REVISTA LOCAWEB de distribuição que se encarrega de entregar ao cliente) ou drop shipping (ofertar e comercializar produtos que estão no estoque de um fornecedor). “Se você é pequeno, compre ou produza suas mercadorias, estoque e venda”, indica. É necessário ainda desenvolver uma rotina de postagens das encomendas. Isso vai exigir um operador logístico de confiança e que ofereça rastreio da mercadoria e confirmação de entrega. Você também precisa se preparar para desenhar e cumprir uma logística reversa para os casos de devolução. Rosangela acredita que os Correios ainda são o principal meio de entrega para o pequeno e o médio empreendedor, por conta dos custos mais baixos. “Nesse caso, o ideal é ir até uma agência e fazer um contrato de rastreamento para que o cliente possa acompanhar seu pedido. Ponto importante para quem está começando”, diz. Quando o assunto é logística e frete, os clientes da Tray contam com mais de 60 ERPs (Enterprise Resource Planning) e diversas transportadoras, além do recurso Frete Fácil. Ideal para o pequeno empreendedor, Vinicius explica que a função oferece economia de até 50% no frete da loja. Sinta-se empreendedor Mesmo que não exista um passo a passo que garanta o sucesso no e-commerce, toda essa preparação pode ser determinante para chegar lá. Por isso, não abra mão da calma na hora de se planejar, conhecer o mercado, entender o cliente, fazer testes e estruturar processos. Assim, você diminui as chances de erro e o desperdício de dinheiro. “Apesar de trabalhar quase 100% com tecnologia, o comércio eletrônico é mais humano do que você imagina”, afirma Elvis. Aqui, tudo depende da sua gestão e capacitação. Talvez ainda mais do que ocorre em um ambiente físico. O consultor afirma que um e-commerce só tem sucesso com um gestor dedicado, que tenha paixão pelo que faz. “A plataforma mais cara, o funcionário mais competente, o melhor produto, o maior investimento... Nada disso vai ajudar se a sua gestão como pessoa e profissional não for impecável.” Ajuda não falta, mas a peça fundamental dessa engrenagem é você. Peça ajuda! Uma consultoria em e-commerce tende a encaminhar o empreendedor para resultadosmais rápidos. Rosangela explica que isso acontece porque ela leva emconsideração o negócio como umtodo para, a partir disso, planejar amelhor abordagemde forma a inseri-lo no universo online. Elvis destaca que a consultoria auxilia o empreendedor a tomar decisões de investimentos mais inteligentes, nosmais variados aspectos. Entre eles, estratégia, tecnologia, marketing, merchandising, operações, finanças, design organizacional emuitomais. “A consultoria tema capacidade de responder perguntas que o gestor temenquanto analisa a viabilidade de abrir uma loja virtual”, explica Elvis. Os especialistas trarão estratégias e orientações práticas sobre tudo o que for necessário para construir, desenvolver e acelerar um negócio eletrônico. Estratégia de marketing deve prever conteúdos adequados para e-mail marketing e quando enviá-los Shutterstock.com

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