Locaweb Edição 84

loja virtual 31 REVISTA LOCAWEB Construir a ‘persona’ do seu cliente exige muito trabalho, mas é ela que vai evitar que você concentre esforços em quem não está interessado em seu produto Rosangela Mattje, especialista e consultora de e-commerce O Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda o empreendedor a esboçar seu modelo de negócio. Na prática, ele é um mapa visual representado por nove blocos que descrevem e ajudam o empresário a avaliar pontos determinantes. São eles, de acordo com o Sebrae: Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes; Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão o foco da sua empresa; Canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço; Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente; Atividades-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a proposta de valor; Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave; Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa; Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor; Estrutura de custos: são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar. Para facilitar o trabalho do empreendedor, o Sebrae desenvolveu uma ferramenta online com a técnica. Para usar, basta acessar o site www.sebraecanvas.com . Custos fixos e variáveis, legislação, identidade visual, comunicação, atendimento, logística, pós-venda... Todas as etapas vitais para o funcionamento de uma loja virtual devem ser planejadas antes de ela ir ao ar conseguir desenvolver a “persona” do seu cliente ideal. Esse é o termômetro que deve guiar suas pesquisas. Trata-se de um ponto de extrema importância, pois é só a partir daí que o empreendedor vai poder descobrir quem são seus parceiros ideais. Taxas e legislação Toda a burocracia envolvida na abertura de um e-commerce pode ser considerada chata por muitos empreendedores. Mas se o processo não for muito bem estruturado e definido com cuidado, ele pode se tornar a linha tênue entre o sucesso e o prejuízo da operação. É preciso fazer o levantamento de todos os custos operacionais com cuidado. Os fixos envolvem as contas de água, luz, telefone, internet e aluguel, por exemplo. Já os variados têm a ver com mercadoria, taxas de meios de pagamento e intermediários, frete, embalagens, comissões. Quando o assunto é legislação, o consultor da Painel10 diz que o futuro lojista tem que ter conhecimento legal das políticas de privacidade, troca e devoluções, formas de entrega e de pagamento. Além disso, ele tem que estar em dia com o Decreto Federal 7.962/13, a Lei do E-commerce, que estabelece os deveres e obrigações da loja para com o consumidor. Business Model Canvas Shutterstock.com

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