Locaweb Edição 84
3 REVISTA LOCAWEB ao leitor V ontade de criar umnegócio próprio não falta paramuita gente. O problema é saber por onde começar, quanto e como investir, e de que forma identificar se a ideia é válida diante do público-alvo, entre muitos outros fatores. No anseio de tirar o projeto do forno, porém, é comumamuitos empreendedores, especialmente os menos experientes, queimar algumas etapas fundamentais do planejamento, o que pode ser fatal lá na frente. Nomundo online, o cenário não é diferente. As chances de uma loja virtual ter sucesso aumentam consideravelmente caso, antes de ela ir para o ar, todas as questões que a cercamestaremprevistas e solucionadas. O produto que será oferecido, claro, é a pedra fundamental do processo, mas, por melhor que ele seja, é necessário fazer pesquisas para identificar quemo compraria e, assim, estabelecer os potenciais clientes. Mais do que isso, o planejamento de ume-commerce deve estabelecer todos os cuidados de estoque, logística, meios de pagamento, fluxo de caixa, estratégia demarketing, comunicação como público, atendimento e pós-venda. Epa, espera aí! Temque pensar no que acontecerá depois de uma entrega, antes mesmo de fazê-la? Sim, e com todos os detalhes envolvidos. Afinal, bemmelhor do que ser surpreendido é surpreender seu cliente. Outras questões somam-se ao processo, como a definição de um layout profissional e o desenvolvimento de um site responsivo, que funcione igualmente bememdesktops, tablets e smartphones. A plataforma deve integrar todas as funções que envolvema loja virtual da formamais prática possível. Ferramentas de e-mail marketing, canais de relacionamento como consumidor, integração commarketplaces... Tudo temque estar àmão. É realmente umbocado de detalhe, e é por isso que a reportagemprincipal desta edição traz umchecklist para você começar a dar certo antes mesmo de colocar o negócio no ar. Comum sistema poderoso disponível para criação de ume-commerce, como o da Tray, não é preciso ser umprofissional da área para cumprir commaestria todas as etapas do planejamento. Basta usar os recursos disponíveis emesclá-los com sua criatividade, para dar aquele toque personalizado que pode ser o diferencial da sua loja virtual. Quando a história começa bem, o final tem tudo para ser feliz! Boa leitura. Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb Plano perfeito revista locaweb #84
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==