Locaweb Edição 84
U m comentário aqui, um cochicho acolá, eis que não demora e o burburinho se espalha pela empresa. Ninguém sabe ao certo apontar sua origem, mas o fato é que a maioria dos funcionários não apenas ouve como também passa o boato adiante. Alguns até dão uma aumentada, tornando o enredo ainda mais “interessante”. É a poderosa “rádio-peão” que entra no ar. As suas ondas alcançam negócios, empresas e profissionais de todos os setores e mercados. A estrela da programação é a boa e velha fofoca. No ambiente corporativo ela nem sempre é a vilã. Muito pelo contrário: pode se tornar uma grande aliada, mas é preciso saber usá-la com cautela. Os papos informais nos corredores da empresa podem ser extremamente úteis à carreira. Jogar conversa fora, de vez em quando, é um ótimo pretexto para sondar uma futura promoção, divulgar as últimas conquistas, promover objetivos profissionais ou descobrir uma nova oportunidade no mercado. Tudo assim, meio “despretensiosamente”. Estar atento aos boletins extraoficiais da “rádio-peão”, checando, claro, a veracidade dos fatos, é uma forma de inteligência competitiva: ajuda a conhecer melhor as pessoas, se adaptar à cultura da empresa e a entender commais clareza os seus movimentos. Inserir-se na rede de informações não tem nada a ver com passar o dia espalhando boatos. Significa, antes de tudo, fazer os contatos certos para ter acesso a dados importantes que possam orientar decisões profissionais. As conversas paralelas ajudam a entender regras implícitas e fazem circular mensagens que geralmente não constam de códigos de conduta do trabalho. Para fazer essas dicas chegarem aos ouvidos, é necessário colocar na roda informação de valor para alguém. Outro segredo é fugir da boataria infundada cujo objetivo é arranhar a reputação de um funcionário ou da própria empresa. Decidiu sintonizar na “rádio-peão”? Veja essas dicas: 1 - Escute mais e fale menos: tenha cautela. Conversas informais correm sem controle. Lembre-se: você tem duas orelhas, dois olhos e somente uma boca. 2 - Tenha tato: escolha a dedo com quem vai falar. Cada pessoa passará a história adiante da sua própria maneira. 3 - Abra os olhos: não perca tempo espalhando boatos. Podem culpá-lo por associação. 4 - Freie a língua: a fofoca corporativa é para trabalhar a favor de sua carreira. Não seja "língua de trapo". 5 - Dê a mão: não dá para ficar sabendo de tudo se você nunca diz algo relevante. Para obter informações, dê informações. Use a “rádio-peão” a seu favor Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica e Marketing do Consumo, especialista em Assessoria de Comunicação, comMBA emGestão Estratégica deMarketing /higorfgoncalves @higorfgoncalves higor.fgoncalves@gmail.com influenciador 20 REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==