Locaweb Edição 84
entrevista 12 REVISTA LOCAWEB Qual tipo de estratégia de marketing inovadora se enquadra na realidade do pequeno ou médio empreendedor brasileiro? Atualmente, temosmuitos recursos bons que já são acessíveis ao pequeno empreendedor. Existemalgumas ferramentas que nemtêmcusto, como o GoogleMeuNegócio, que atua quando uma loja ou umendereço comercial configura uma conta noGoogle. Na hora das pesquisas online, a empresa vai aparecer de uma forma organizada, com fotos da loja, horário de funcionamento, telefone e endereço. Tambémdá para adicionar informações de estoque de produtos. Se alguémprocurar uma geladeira, por exemplo, oGoogle vai privilegiar a entrega da resposta para as empresas que estão mais próximas da pessoa que fez a busca. Tudo isso, baseado noGoogleMeuNegócio. Quais tipos de impactos os pequenos emédios empreendedores devemesperar e cobrar das ações demarketing? O pequeno empreendedor precisa gerar vendas a partir de qualquer investimento que ele fizer. Émuito diferente de uma empresa grande, que pode fazer um trabalho de longo prazo e de construção demarca, commais chances de tentativa e erro. As companhias menores precisam estar sempre testando ações commenos dinheiro e analisando o volume de vendas gerado a partir desses investimentos. A tecnologia ajudou e ainda ajuda a reinventar as estratégias de marketing para pequenas e médias empresas? A tecnologia é uma ferramenta de empoderamento e democratização do marketing para o empreendedor. Antigamente, só anunciantes grandes tinham acesso a ferramentas sofisticadas. Diante desse cenário, quem era menor ficava restrito a fazer um folheto ou a anunciar em um classificado. Mídias de massa, como televisão e anúncios em veículos impressos, era algo restrito às companhias grandes. O marketing digital, com a possibilidade de fazer mídia em redes sociais, link patrocinados e e-mails marketing, permitiu que o pequeno ou médio empreendedor pudesse ter mais controle e até competir com empresas maiores. Como as redes sociais devem se enquadrar nas estratégias demarketing das pequenas e médias empresas? Atualmente, as pequenas emédias empresas precisam dominar duas ferramentas demarketing digital: a parte de buscas no Google e as redes sociais. Paramuitas companhias, a ferramenta número umpara a captação de novas vendas são as redes sociais, com mídias no Facebook e no Instagram. Qual é a importância de juntar a criatividade do profissional de marketing às análises técnicas e de dados, como as geradas pela área de TI? Eles jogammuito juntos. Não dá para fazer marketing digital sem conhecimento em tecnologia. Saber como fazer o mapeamento de um site, como programar um blog e como fazer o site ser responsivo, por exemplo, são questões que têmmuito a ver commarketing, mas que também envolvem tecnologia. Os profissionais de TI precisam entender de marketing e vice-versa. Você tem se envolvido e pesquisado por conta própria a respeito de alguma nova vertente de marketing em que os empreendedores têm que ficar de olho? Tem uma nova área de estudo que diz que o marketing depende muito da experiência. Não adianta o pequeno empreendedor investir, por exemplo, em um link patrocinado, para a pessoa clicar no post e cair em um site que não funciona bem. Em alguns casos, essa jornada do cliente não é considerada como algo ligado ao marketing. Entretanto, acredito que é uma das principais ferramentas da atualidade. Com base no que é acessível hoje às pequenas e médias empresas, quais são as dicas para otimizar a experiência de compra do consumidor? A experiência de compra do cliente tem que ser muito boa. Para isso, a empresa precisa estar apoiada em tecnologia, oferecendo um bom site, um bom aplicativo, boas fotos, respostas rápidas e entregas que cumprem prazos. A questão do conteúdo e da jornada do cliente é tão importante quanto uma boa campanha de marketing. Qual é omelhor caminho para o empreendedor investir em marketing digital semmedo de errar? Entender sobre o assunto. Todo mundo que temuma pequena oumédia empresa deveria fazer um curso a respeito demarketing digital. Temuma série de opções online e gratuitas. É umassunto que você aprendemuito na prática, absorvendo o conteúdo e fazendo testes. Como você vê o futuro do marketing digital para as pequenas e médias empresas do Brasil? O peso dele só vai aumentar. A sociedade está cada vez mais conectada. Por isso, ter uma boa estratégia de marketing e de experiência digital vai se tornar o principal canal de aquisição e de gestão de clientes. Aempresa precisa estar apoiada em tecnologia, oferecendo um bomsite, umbomaplicativo, boas fotos, respostas rápidas e entregas que cumpremprazos. Aquestão do conteúdo e da jornada do cliente é tão importante quanto uma boa campanha demarketing Omarketing digital, coma possibilidade de fazermídia emredes sociais, link patrocinados e e-mailsmarketing, permitiu que o pequeno oumédio empreendedor pudesse ter mais controle e até competir comempresasmaiores
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