Locaweb Edição 83
robôs 35 REVISTA LOCAWEB Vale lembrar que, em qualquer área, a redução de custos não está relacionada à queda na qualidade do serviço. Fabio destaca que o uso de chatbots, por exemplo, permite um atendimento tão assertivo quanto o humano. “As empresas com as quais trabalhamos apresentam um nível de satisfação de 20% a 40%maior quando comparamos a percepção entre o atendimento digital e o humano”, garante. Luciano completa com o fato de que é muito rápido colocar esse tipo de robô no ar. “Na Natura, a equipe desenvolveu e colocou o bot para funcionar em 35 dias”, lembra. O porta-voz também destaca que os chatbots são um tipo de experiência emque dá para trabalhar comMínimo Produto Viável (MPV), para testar e aprimorar a ideia. “A dica é começar a automatizar processo de pouca complexidade e ir expandindo”. Outro grande potencial dos robôs é a análise de dados para a retirada de insights e a criação de previsões para o negócio. “A profundidade, a velocidade e a qualidade com as quais uma ferramenta consegue gerar um dado podem significar o sucesso ou a falência de uma empresa”, diz Rodrigo. Ilson explica que a robótica ainda tem eliminado serviços maçantes e o esforço em tarefas que não fazem sentido na parte gerencial dos negócios. “Em vez de deixar alguém ocupado com as preocupações sobre o andamento de projetos, por exemplo, você pode dar essa tarefa para o robô, que vai alertar o time quanto a prazo, produtividade, organização”. Quanto custa É fato que os robôs têm potencial de sobra para aumentar a produtividade e a qualidade de serviços, além de reduzir custos. A grande pergunta que fica é: quanto custa para integrar esse tipo de tecnologia a um negócio digital? Marcio explica que o investimento geral é relativo. “Mas posso garantir que todo valor colocado nesse segmento retorna rapidamente”, destaca. O segredo aqui é prestar atenção nas atividades do dia a dia da Capaz de identificar rostos e emoções das pessoas, a robô social Sophia tornou- se oficialmente uma cidadã da Arábia Saudita. Quando um robô erra uma vez e passa por ajustes, a chance de o erro se repetir é mínima Rafael Oliveira, fundador e CEO da Maker Robotics
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