Locaweb Edição 83
especial 34 REVISTA LOCAWEB marca – algo que era complexo e demorado, porque envolvia uma série de consultas ao sistema. A solução foi apostar em um robô de automação de processos. Nos últimos anos, a marca trabalha em sua plataforma inteligente para as consultoras. Luciano Abrantes, diretor de inovação digital da Natura, explica que a empresa usou IA e machine learning para identificar o perfil e o comportamento das parceiras e oferecer logo de cara o que elas costumam solicitar. “O processo de cobrança inteligente, por exemplo, reduziu 50% dos contatos, o que liberou recursos para outras células de atendimento que precisavam de atenção”, explica. Além do aplicativo, a empresa também aposta nos chatbots e na automatização da logística. No Facebook Messenger, um robô faz recomendações de produtos aos clientes. Enquanto isso, o circuito de logística de São Paulo é 100% automatizado e dispensa qualquer interação humana. Benefícios e retorno Marcio Melo, diretor da Futuremedia — que oferece aluguel de robôs —, destaca que o grande trunfo dos bots é que eles podem trabalhar 24 horas por dia, sete dias na semana. Isso sem contar que não é preciso muita mão de obra para operá- los. “A exigência em termos de qualidade, em todos os sentidos, é cada vez maior. Com essas máquinas, o empreendedor consegue entregar produtos e serviços com muito mais propriedade”, garante. Rafael, por sua vez, destaca o benefício da assertividade. “Quando um robô erra uma vez e passa por ajustes, a chance de o erro se repetir é mínima”, afirma. Há também a possibilidade de personalizar a produção. Dá para usar IA com o objetivo de fazer uma análise imediata do perfil do consumidor e, dessa forma, entregar um produto muito mais próximo da necessidade dele. Outro ponto de relevância é que os robôs permitem reduzir custos da operação. Lembra-se do robô chapeiro do começo da reportagem? De acordo com o fundador da Creator, Alexandros Vardakostas, o modelo pode gerar economia de US$ 90 mil por ano em treinamentos, salários e despesas gerais. O processo de cobrança inteligente que implementamos via robôs reduziu 50% dos contatos feitos pelas consultoras, o que liberou recursos para outras células de atendimento Luciano Abrantes, diretor de inovação digital da Natura Criado para o mercado varejista, o LoweBot é capaz de responder dúvidas de clientes e os ajuda a encontrar produtos na loja
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