Locaweb Edição 83
3 REVISTA LOCAWEB ao leitor Q uando o célebre apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, eternizou a frase "quem não se comunica, se trumbica", ele nem podia imaginar a dimensão que essas palavras alcançariam na era da internet. Fazer-se entender junto ao público sempre foi o trunfo de grandes empresas, mas eis que as posições foram invertidas. Hoje, o lado forte da relação – o herói da história – é o consumidor, que não aceita mais um produto goela abaixo. Na hora de falar com ele, é preciso personificá-lo, entender suas necessidades, antever seus desejos, conquistá-lo e, só então, pensar na venda, desde que você também já tenha analisado todos esses detalhes referentes ao seu próprio negócio. A boa relação terá consequências, como a fidelização e divulgação espontânea, via redes sociais ou qualquer outro meio. Um cliente satisfeito traz outro. E outro. E mais outro. É o post a post, uma evolução do bom e velho boca a boca. Em um momento no qual termos como conversão, geração de leads, storytelling, haters, entre outros, se posicionam entre o empreendedor e o público, é preciso escutar quem entende do assunto para aprender lições valiosas. Foi o que a Revista Locaweb foi fazer com Marcelo Tas, cuja habilidade notória com a comunicação em massa e a ligação afetiva com a tecnologia o credenciam como uma belíssima fonte sobre o assunto. Não à toa, ele é mentor de um curso online cujo objetivo é ajudar o empreendedor a dominar a comunicação de alto impacto. Como ocorre em todos os contratos sociais, a relação entre quem fala e quem escuta não é simples. Exige paciência, técnica, análise de dados e, sobretudo, respeito. É preciso ficar atento aos feedbacks, cada vez mais evidenciados nas redes sociais, construir autoridade e, por vezes, superar crises. Quanto mais verdadeiro você for, mais força terá a sua mensagem. Um bom conteúdo tem tudo para fazer com que o público seja seu fã. Aí sim você terá um negócio em que todo mundo ganha, independentemente de seu tamanho e ramo de atuação. Boa leitura. Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb Comunicação dealto impacto revista locaweb #83
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==