Locaweb Edição 83
26 REVISTA LOCAWEB Desconhecida entre os brasileiros, JD.com começou como uma banca de 4m² e hoje usa até drones para enviar pedidos em larga escala na China FICHA TÉCNICA Empresa: JD.com Fundação: 2004 Sede: Pequim, China Canais de comunicação: /jd.cominc @JD_Corporate www.JD.com O instinto empreendedor de Richard Liu despertou a partir de uma necessidade urgente. Morador de uma região pobre da China, sua família enfrentava dificuldades para comprar os remédios necessários para o tratamento da avó. Foi então que ele se viu no dever de encontrar um jeito de ganhar dinheiro para ajudá-la. Em junho de 1998, Richard usou parte de suas economias para alugar uma unidade de varejo de 4mÈ no centro de tecnologia de Zhongguancun, região conhecida como o Vale do Silício Chinês. Ali, ele fundou a pequena JD Multimedia para vender alguns artigos eletrônicos. Anos mais tarde, em 2003, a Ásia enfrentou Voandonas entregas memória uma grave epidemia de Síndrome Respiratória Aguda, que levou as pessoas a evitar lugares públicos e aglomerações. Foi aí que, mais uma vez, Richard enxergou na dificuldade a chance de mudar e migrou seu negócio para a internet. O que ele não esperava é que a JD.com, fundada em 2004, se tornaria um dos maiores varejistas online da China. Trabalho duro A bonança não veio da noite para o dia. Primeiro, Richard estabeleceu para si e para a sua loja o compromisso de oferecer a melhor experiência de compra possível para seus consumidores. Para isso, firmou dois compromissos fundamentais: oferecer apenas produtos originais e trabalhar com o objetivo de efetuar a entrega mais rápida da China. Para alcançar o objetivo, em 2007 o CEO decidiu estruturar uma rede de logística própria, a fim de gerenciar todas as etapas do processo. A estrutura veio muito a calhar, pois, em outubro do ano seguinte, a JD passou a vender produtos em geral, como roupas, acessórios e brinquedos, além dos eletrônicos. A decisão transformou o varejista em uma plataforma de comércio eletrônico completa — e, agora, com bemmais pedidos e entregas diárias. Para seguir à risca sua rígida política de qualidade de entrega no mesmo dia (ou no dia seguinte, para pedidos feitos após as 11h), Richard construiu uma das maiores infraestruturas automatizadas inteligentes de comércio eletrônico do mundo. O centro de logística mais avançado da empresa, o Asia No. 1, em Xangai, iniciou as operações em 2014. Hoje, a JD está preparada para fazer entregas transfronteiriças (para importados), congeladas e refrigeradas, B2B e logística de crowdsourcing. Além dos envios convencionais, a JD.com desenvolveu um programa de entregas com drones, em [ Maria Beatriz Vaccari]
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==