Locaweb Edição 83
E ntre os mais de 60 artigos publicados pelo Dr. John A. Weber, professor emérito de Marketing da Universidade Notre Dame em Indiana, nos Estados Unidos, existe um que reúne diferentes estratégias do consciente coletivo empresarial de uma forma que nunca vi antes. Intitulados como "análise de defasagem", Weber defende nove possíveis caminhos para revolucionar ou, ao menos, revigorar a curva de crescimento de produtos e serviços maduros – não necessariamente nesta ordem: 1. Mudanças no tamanho do mercado potencial: como a economia afetará a venda de seu produto ou serviço? Identificar o crescimento do poder de consumo do seu público-alvo responderá esta pergunta. 2. Novos usuários: qual é o perfil de consumo do produto pelas novas gerações? Entenda se o consumidor emergente irá contribuir para seu crescimento ou derrocada. 3. Diferenciação e diversificação: sem abandonar a identidade e o propósito do produto, que tal tentar diferentes versões ou adicionar novas linhas de atuação? Assim, pelo menos, sua marca voltará a atrair a atenção do mercado. 4. Não usuários e light users: quais segmentos possuem os menores níveis de consumo ou consciência da sua proposta? Mesmo onerosa no curto prazo, crie uma campanha alinhada aos públicos para gerar experimentação ou recompra e entenda o real potencial dos mesmos. 5. Heavy users: você conhece bem seus maiores consumidores? Descubra quais são as melhorias ou ajustes que se podem fazer para que os atuais clientes passem a comprar e consumir maior quantidade e/ou frequência do serviço ou produto. 6. Relação quantidade e ocasião: a contratação ou o uso liga-se a alguma ação ou rotina? Entenda o momento da compra e, por meio de campanhas de marketing, oriente o cliente e apresente-o a novas oportunidades para o consumo. 7. Relação volume e preço: quão acessível é seu produto? Mesmo considerando custos de embalagem, ao reduzir a quantidade de produto entregue o seu respectivo preço. A demanda deverá ser potencializada pela maior acessibilidade da oferta. 8. Expansão de exposição e pontos de venda: existe a oportunidade de a suamarca se tornar mais relevante nos atuais pontos de venda? Caso isso não seja possível, busque novos locais onde seus clientes possamadquirir ou, aomenos, interagir coma suamarca. 9. Concorrentes e substitutos: você conhece seus concorrentes tão bem quanto conhece seus produtos? Pesquise qual novo atributo ou promoção compensaria o custo da mudança e motivaria o consumidor a passar a preferir comprar os seus produtos, diante das opções de outros fornecedores ou diante de produtos com entrega similar. Cássio Scozzafave Coordenador de marketing de produtos da Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br. @cascozza /cassioscozzafave Nem tão jovem... nem tão velho influenciador 24 24 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB
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