Locaweb Edição 82

mundo UX 51 REVISTA LOCAWEB compras, nove entre dez profissionais vão diagnosticar que ele temumproblema de usabilidade”, afirma Daniel Cardoso, diretor de treinamentos nas áreas de marketing digital e e-commerce da Impacta Treinamentos. Segundo o profissional, o quemais influencia no abandono do carrinho de compras é a falta de informação emrelação à cobrança do frete. “Há e-commerces que deixampara exibir o valor e tempo de entrega do itemno final da compra, mesmo depois de o cadastro ter sido efetuado. Isso não é bom, poismuitas pessoas entramno site apenas para cotar o frete. Quempassa essa informação antes de o processo de compra ser efetuado já elimina essa turma e diminui a rejeição”, afirma Daniel. Hora da compra Se o consumidor esbarrar emcadastros extensos e comdados desnecessários, como filiação e estado civil, as chances de abandono da oferta aumentarão consideravelmente. Por isso, vale a pena pensar emum formulário simples e inteligente. “Reconhecer a bandeira do cartão de crédito ao digitar a numeração é uma das ações que podemcontribuir para isso”, indica Daniel. Pedro Lage, CCO da ISEE E-Content Solutions, define o uso de inteligência nos formulários como termo smartcheckout. “Quemadota asmelhores soluções oferece ao cliente umcadastro compoucos dados a serempreenchidos, o que omotiva a ir até o fimdo processo”, conta. A compra emumclique é outro recurso indicado pelos especialistas. Trata-se de uma ferramenta de armazenamento seguro dos dados do cliente para que, emconsumos futuros, informações como endereço de entrega e dados bancários não sejamsolicitadas. Nesse caso, basta ao consumidor escolher o produto e aprovar a oferta, da formamais simples possível. Mobile e o lembrete A compra pela internet é algo difundido há anos no Brasil, masmuitas pessoas ainda sentem receio de efetuar o processo via smartphones. “Temgente que não se sente confortável emcomprar pelo celular, mesmo porquemuitas plataformas não oferecemuma boa experiência nesse sentido. É comum, nesse caso, o consumidor colocar o itemescolhido no carrinho e, mais tarde, comprar via desktop”, afirma Daniel. Para corrigir esse processo, uma boa ferramenta é enviar ume-mail marketing, que, quando bemusado, costuma converter o que está no carrinho em compra efetiva. Amensagempode ser um simples lembrete, do tipo ‘Deixou para depois? Então, finalize a sua compra agora!’. Ou atémesmo trazer algumdesconto, no produto ouno frete. Plataformas de pacotes de viagens, por exemplo, costumamavisar se o item foi adquirido recentemente ou indicar a quantidade emestoque. “Senso de urgência sempre ajuda, fazendo comque o cliente não queira correr o risco de perder aquela oferta. Porém, é importante que essa informação seja transparente e real, para não dar ao cliente a sensação de falsa oferta”, explica Fernando Soares, gerente líder de propagandas na Awin Brasil, empresa que conecta plataformas que desejam fazer e receber anúncios emsuas páginas. Entre favorecer as compras nomobile ou investir na transação via desktop, Pedro acredita que é essencial ao empreendedor pensar cada vezmais na conversão da plataforma para dispositivos móveis, sobretudo os pequenos emédios e-commerces. “Temos dados expressivos de venda nomobile. Não temcomo fazer umprojeto digital, hoje, sempensar nesse device”, aponta. Ao desenvolver umprojeto, a recomendação é que a usabilidade no celular seja considerada como item primordial desde o início do processo. “Não temmágica. Não dá para contratar uma ferramenta quemelhore a plataforma para o ambientemóvel. Émais fácil o lojista pensar nisso desde o início oumigrar todo o sistema para um layout responsivo”, aposta Daniel. Além da UX De acordo coma publicação "E-commerce Radar 2017" da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o índice de abandono do carrinho de compra nomercado nacional é de 82%. Amesma pesquisa aponta que as categorias de livraria emateriais artísticos são as que ainda estão acima dessamédia – 88,2%e 90,3%, respectivamente. Para Pedro, o tema vai alémde proporcionar uma boa experiência na plataforma. “O abandono de carrinho estámuito relacionado àmaturidade do consumidor em relação à venda digital. Nos Estados Unidos, por exemplo, a venda digital estámais estabelecida, o que reflete em taxasmenores de desistência.” Outro problema domercado nacional é a falta de segurança. “Ainda temos umalto índice de fraude. Entretanto, há técnicas para aumentar o grau de confiança do usuário na plataforma. Profissionalismo e selos de segurança à mostra são algumas delas. Vale a pena apostar em tudo isso para aumentar a conversão”, conclui o especialista. Carrinho de dicas Ao pensar emUX para a diminuição do abandono do carrinho de compras, vale a pena ter emmente algumas premissas: - Valor de frete e tempo de entrega visíveis incentivamo consumidor a efetivar a compra. Esses dados tambémfiltramos usuários que usamessas informações como requisito para aceitar a oferta. - Cadastro simples encurta o caminho entre o carrinho e a venda. Soluções inteligentes, como reconhecimento da bandeira do cartão e login com Facebook, são úteis. - Selos de segurança, em locais visíveis no início da compra, por exemplo, contribuempara um ambiente seguro. - Relatos e depoimentos positivos na plataforma podemajudar o consumidor indeciso, seja a respeito do itemque deseja adquirir ou do próprio e-commerce.

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