Locaweb Edição 82

privacidade 43 REVISTA LOCAWEB “Um vazamento de dados pode causar muita dor de cabeça aos clientes. No Brasil, a posse de números como RG e CPF permite abrir contas e solicitar cartões de crédito, por exemplo”, destaca o head of business da Neoleads. Por isso, ele recomenda extrema atenção e investimento forte em segurança para quem lida com esse tipo de informação e também com dados transacionais, como número de cartão de crédito. Para Giuliano, esse é um caminho sem volta, sobre o qual as empresas serão cada vez mais cobradas. Ele destaca que, apesar de o Brasil ainda não ter consciência plena sobre o assunto, o País tem caminhado bastante. “Então, se sua empresa armazena dados num computador individual, faz informação trafegar por e-mail, envia conteúdo não criptografado ou usa um banco de dados não protegido, você precisa começar a se preocupar”. Ter consciência, profissionalismo e tecnologia, a favor dos dados do usuário, traz retorno à imagem da empresa a curtíssimo prazo. De acordo com o diretor de marketing da Salesforce para América Latina, sem respeitar a privacidade e a segurança, não é possível manter a confiança do cliente e, dessa forma, inovar e crescer. Há uma expectativa do consumidor em relação às empresas. Ele deseja que as marcas sejam transparentes sobre como usam seus dados Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para América Latina Autorização de clientes é fundamental para quem deseja manter uma boa prática de envio de e-mail-marketing Quando a empresa decide usar os dados coletados para interagir diretamente como cliente, pormeio de newsletter e e-mail marketing, por exemplo, tambémé preciso cautela. “Oprimeiro ponto aqui é ter uma base que realmente tenha interesse no assunto que você tema comunicar. E garanta que ela deu autorização para receber o conteúdo”, recomenda Giuliano. Se quiser sermais cuidadoso ainda, peça para ela confirmar via e-mail o interesse – prática conhecida como double opt-in. Ohead of business da Neoleads comenta que tambémé preciso ficar atento à periodicidade dos envios de e-mail. Ela precisa estar de acordo como que o usuário deseja receber. Daniel aponta que outro ponto de atenção é que, quando o cliente fala, ele quer ser atendidonaprimeira vez emque semanifesta. “É importante que a solução de e-mail marketing seja escalável e automatize o recebimento de feedback do cliente para cancelar ou confirmar a assinatura de conteúdos damarca”, diz. Ferrada certeira Shutterstock.com

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