Locaweb Edição 82
privacidade 41 REVISTA LOCAWEB tanta informação à disposição, a grande maioria das pessoas não possui o conhecimento necessário para avaliar de forma técnica o que realmente acontece com seus dados online”, explica Adriano Amorim, consultor especialista em segurança cibernética da Alerta Security. Dessa forma, é importante que as empresas sejam honestas e justas na hora de amparar esse usuário na internet. Quando se fala em empreendedorismo, a pesquisa Salesforce State of the Connected Customer mostra que a confiança e o equilíbrio entre personalização e privacidade são fatores-chave para atender às expectativas dos clientes brasileiros. “Há uma expectativa do consumidor em relação às empresas. Ele deseja que as marcas sejam transparentes sobre como utilizam seus dados”, afirma Daniel Hoe, diretor de marketing da Salesforce para América Latina. O especialista também diz que o cliente espera que a marca mostre comprometimento em proteger as informações pessoais fornecidas. Responsabilidades Giuliano diz que não é só importante, mas também é uma obrigação do empreendedor brasileiro, informar ao seu consumidor quais dados serão coletados durante uma interação. Segundo ele, essa é uma questão de ética. A desatenção ou o desinteresse do usuário com o destino das informações pessoais não dá à empresa o direito de usá- las como bem entender. “Os serviços de internet devem ter, no mínimo, Termos de Uso e Política de Privacidade bem definidos, para que o cliente possa ficar ciente de a quais dados a empresa está tendo acesso”, afirma Gisele. Clareza e linguagem acessível também são imprescindíveis. Segundo a advogada, é fundamental criar políticas e termos sólidos, de acordo com a legislação brasileira — e a internacional, caso sua empresa atue fora do País. A especialista em Direito Digital e Segurança da Informação diz que é importante aumentar a transparência das informações tratadas na dinâmica empresa- consumidor. Além de dar ciência plena e inequívoca sobre a quais dados terá acesso, é preciso garantir que a autorização de uso pelo consumidor seja expressa, de livre e espontânea vontade e específica para coleta, tratamento e armazenamento das informações. Aline Goldsztejn, advogada da Locaweb, complementa e dá destaque ao fato de que todos os dados fornecidos devem ser usados exclusivamente a fim de Não importa se sua empresa é uma pequena plataforma de comércio eletrônico ou uma multinacional. Todos devem se enquadrar nas novas exigências Gisele Truzzi, advogada especialista em Direito Digital e Segurança da Informação
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