Locaweb Edição 82
whatsapp 33 REVISTA LOCAWEB ferramenta de maneira elegante e sustentável é a fórmula para obter sucesso”, aconselha Rafael. A dica do equilíbrio na comunicação tambémé importante no uso do chatbot. Por mais que o recurso agilize o atendimento e seja umamão na roda na hora de responder perguntas repetitivas, ele deve ser usado com cautela. “Colocar umamáquina para atender pode causar um distanciamento entre cliente e marca. Esse recurso só deve ser usado quando a empresa possui umgrande fluxo demensagens e os gerenciadores não conseguem responder em tempo real”, aponta o especialista da Agência Digital R8. Ainda sobre a comunicação, vale ressaltar que a linguagem deve respeitar o posicionamento da empresa, seja ele mais puxado para o formal ou informal. O uso de gírias, entretanto, deve ser evitado, pois pode quebrar ou dificultar a compreensão pelo cliente. Lembre-se: com pessoas de 8 a 80 anos utilizando o WhatsApp, nem sempre o “internetês” é uma boa pedida. No final, para ver se o seu caminho está dando certo, basta olhar o analytics. Lá, é possível conferir métricas, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas. Use uma base real de clientes Assim como é chato cair em ummailing de e-mail que não te interessa, receber mensagens via WhatsApp de uma empresa com que você nem possui relação, é tão inconveniente quanto. Por isso, a dica de ouro para usar o aplicativo é se comunicar com uma base de clientes real e não comprada. “Para criar sua própria base existem diferentes táticas. Uma delas é anunciar na página do Facebook sobre o atendimento via WhatsApp e pedir para quem tem interesse enviar uma mensagem para entrar na Lista de Transmissão. Outra, para quem tem loja física, é convidar pessoalmente”, diz a especialista emmarketing digital Camila Porto. “Vale lembrar que, antes de pedir para se juntarem à base, é necessário explicar o que você vai transmitir. Não adianta ter uma lista com quem não se interessa pelo conteúdo”, completa. Ao usar o WhatsApp de forma responsável e sem ferir a privacidade dos usuários, é bem provável que você consiga criar uma via efetiva de comunicação com o consumidor e até pode fortalecer a relação com ele. “Assim, há a possibilidade de traçar estratégias para atingir de maneira mais eficaz os usuários”, afirma Alexandre. O futuro do aplicativo O posicionamento atual do WhatsApp é que já existemmais de 3 milhões de empresas usando ativamente a versão Business no mundo todo. Mas a adaptação real para os negócios ainda está engatinhando. Com pouco mais de sete meses no mercado brasileiro, clientes e companhias estão aprendendo juntos como o app funciona na prática. “As pessoas já estão acostumadas a usar essa tecnologia no dia a dia, mas ainda não sabem como ela funciona no mercado corporativo. Cerca de 90% das empresas querem vender via WhatsApp. E não é todo dia que as pessoas querem comprar. Apostar na informação e no atendimento é que vai trazer um bom relacionamento com os clientes”, revela Camila. Respeitar o consumidor e usar estratégias saudáveis pode levá-lo a atingir o sucesso com a ferramenta. Em casos de dúvidas sobre como agir, uma boa dica é se espelhar em empresas que já estão usando o WhatsApp nos negócios e obtendo bons resultados. Alexandre, da 5D Publicidade: "por meio do WhatsApp é possível interagir diretamente com quem consome o serviço, a qualquer hora e em qualquer lugar"
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