Locaweb Edição 82
whatsapp 31 REVISTA LOCAWEB Usar a ferramenta de maneira elegante e sustentável é a melhor fórmula para quem deseja obter sucesso Rafael Rangel, gerente comercial da Agência Digital R8 mensagens” é o analytics do WhatsApp, capaz de analisar métricas da conta. O último recurso é voltado para a interação com os clientes. Com “Ferramentas de mensagens”, o usuário economiza tempo ao entregar um atendimento pré- programado. Dá para cadastrar respostas rápidas para perguntas frequentes ou mensagens de saudação e ausência para atender melhor o cliente. É a aplicação do famoso chatbot, programa de computador criado para executar tarefas repetitivas. Para usar o WhatsApp Business é simples. Basta fazer o download do app em seu celular e inserir os dados da empresa (confira o passo a passo na pág. 36). O programa, porém, só está disponível para celulares com sistema operacional Android. Oficialmente, o WhatsApp afirma, via assessoria de imprensa, que não há previsão de lançamento do aplicativo para aparelhos iOS, da Apple. Vale ressaltar ainda que o número de telefone cadastrado na versão tradicional não pode ser omesmo da profissional. Isso ocorre para não gerar conflito no smartphone. Para resolver essa questão, há duas opções disponíveis: usar outro número mobile ou o próprio telefone fixo da empresa. “Emvez de fazer a validação do aplicativo por SMS, que é padrão, você receberá uma ligação como código”, explica Rafael. Como se comunicar via WhatsApp Não basta ter uma conta no WhatsApp Business. É necessário saber como se relacionar com os clientes e entender o melhor uso dos recursos disponíveis. “Hoje, as empresas usam o WhatsApp sem grandes objetivos. Não há uma estratégia real por trás da plataforma. Só que é importante enxergar que essa não é uma ferramenta de descoberta. Isto é, não adianta comprar uma base com números de telefone e disparar promoções para, quem sabe, conseguir novos consumidores. O aplicativo é mais eficiente no relacionamento com o cliente em geral. É ele quem procura você por meio do mensageiro e quer ter mais uma ponte para se relacionar”, diz Camila. Ao pensar por esse viés, a principal dica para acertar no relacionamento via WhatsApp é adequar a comunicação. Por isso, disparar conteúdo que não é de interesse dos clientes está fora de questão. “Muitas empresas se queimam com seus consumidores por exagerar ou se posicionar de uma forma inadequada. Usar a Para bancos, companhias áreas e grandes empresas O WhatsApp Business foi criado com foco nas pequenas e médias empresas, mas o app não quer deixar as companhias de grande porte de lado. Tanto é que está testando uma solução dedicada para que elas também possam se conectar aos clientes. É o WhatsApp Enterprise. Com poucas pistas sobre seu funcionamento, tudo que se sabe é que ele deve ser bem parecido com o Business e já está em testes em solo nacional. Sympla e Banco do Brasil são algumas das companhias- beta. Ainda não há informações a respeito de quando estará disponível para o público em geral. De acordo com Rafael, da R8, o app é mais interessante para os médios e pequenos empreendedores do que para os grandes
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==