Locaweb Edição 82

capa 30 REVISTA LOCAWEB Especialista emmarketing digital, Camila aponta que o WhatsApp reúne as duas principais características responsáveis por impulsionar campanhas: audiência e alcance D iversos motivos colaboraram para o WhatsApp tornar-se atraente para as empresas. Entre eles, o alcance e, principalmente, o baixo custo em aplicações, como atendimento ou campanhas promocionais. “O WhatsApp se mostrou como uma boa alternativa para ações de marketing. Afinal, ele é capaz de aproximar a empresa ainda mais do público-alvo praticamente sem a necessidade de investimento. Por meio do aplicativo é possível interagir diretamente com quem consome o serviço, a qualquer hora e emqualquer lugar. É perfeito para divulgar e atender com eficiência”, destaca Alexandre Rais, CEO da 5D Publicidade, agência focada em marketing digital. Hoje, no Brasil, 87%das empresas que usamoWhatsApp acreditamque ele ajuda na comunicação comos clientes, e 81%achamque o app contribui para o crescimento nomercado como um todo. Os dados oficiais do próprio aplicativo, inclusive, apontamuma característica interessante. Quando o assunto éWhatsApp nos negócios, quemdomina a plataforma são as companhias de pequeno e médio portes. “Para grandes empresas e companhias que possuem um número elevado de atendimentos, o WhatsApp pode não ser assim tão interessante. Isso porque há limitações no gerenciamento das mensagens. As pessoas querem respostas imediatas e, com um alto fluxo, esse porte de empresa pode deixar a desejar. Antes de WhatsAppcomo ferramentadenegócios nas funcionalidades voltadas para a área comercial. “A aplicação funciona de maneira semelhante ao Facebook: há os perfis pessoais e as páginas para o setor empresarial. Cada um tem papéis bem específicos”, comenta Camila. Existem pelo menos quatro recursos que marcam a diferença na versão Business. O “Perfil de negócios” ajuda a dar uma cara mais profissional à conta, oferecendo informações úteis para os clientes, como descrição da empresa, endereço físico, e-mail e site. Em “Marcadores”, é possível sinalizar as mensagens com etiquetas com o objetivo de categorizar os assuntos. Já a função “Estatísticas de apostar no app, é importante observar essa demanda”, conta Rafael Rangel, gerente comercial da Agência Digital R8. A procura de clientes via WhatsApp também chamou atenção dos próprios criadores. Tanto é que, em janeiro de 2018, foi lançado no mercado o WhatsApp Business, versão mais formal do aplicativo, voltada para as empresas se conectarem de maneira mais adequada com os consumidores. Messenger x Business O WhatsApp Business é um aplicativo bem parecido com a versão Messenger, a tradicional, principalmente no que se refere a interface. O diferencial está

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