Locaweb Edição 82
3 REVISTA LOCAWEB ao leitor U m amigo trabalhava com TI até alguns anos atrás. Programou para grandes empresas do mercado, desde bancos até estatais. Eis então que a crise econômica assolou o Brasil e, como muitos, ele foi mandado embora. Enviou currículos, fez algumas entrevistas, mas nada de bom surgiu. Veio assim a ideia de empreender. Como a então esposa tinha uma pequena fazenda leiteira no interior de São Paulo, mesmo com poucas vaquinhas e praticamente nenhum recurso, ele se interessou pelo processo de produção de queijo artesanal. Aos poucos, começou a oferecer aos amigos. E a demanda cresceu. De cara, seu grande aliado foi o WhatsApp. Criou um grupo e, por meio dele, fazia as campanhas e agendava as entregas. Alguns amigos, porém, confundiram o negócio com temas pessoais, causaram alguns transtornos e feriram os propósitos do grupo, o que o levou a perder bons clientes. Para escapar disso, a solução foi criar uma lista de transmissão. A partir daí, o envio das ofertas passou a ser feito para todos os inscritos, com apenas algum clique, e as respostas vinham apenas para ele. Funcionou melhor, mas a proposta continuava parecendo um tanto quanto amadora. Era hora de profissionalizar o negócio. Foi então que surgiu a opção do WhatsApp Business, serviço que não exige sequer o cadastro de um celular para operar. Um número fixo é o suficiente. E assim o negócio ganhou corpo e evoluiu. Hoje, ele lida com fornecedores e clientes por meio da ferramenta. Envia as ofertas, agenda as entregas e efetua o atendimento na hora, valorizando a imagem da empresa e gerando uma relação direta e positiva com os consumidores. Esse é um exemplo real de como o WhatsApp pode ajudar, sobretudo, o pequeno e médio empreendedor, que tem à mão um aplicativo gratuito e de grande alcance para interagir com os clientes. E isso de maneira profissional, como pessoa jurídica, mas com um toque pessoal, que pode, inclusive, fazer a diferença. Assim como meu amigo se deu bem com os queijos, você também pode usar o comunicador instantâneo para impulsionar o seu negócio. E o melhor de tudo é que dá para começar agora mesmo. Boa leitura. Luis Carlos dos Anjos Gerente de Marketing da Locaweb Negócio instantâneo revista locaweb #82
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==