Locaweb Edição 82

24 REVISTA LOCAWEB Conheça a história da Giuliana Flores, a floricultura que saiu do Grande ABC para se tornar uma das maiores da internet brasileira FICHA TÉCNICA Empresa: Giuliana Flores Fundação: 1990 Sede: São Caetano do Sul (SP) Canais de comunicação: /GiulianaFloresfans @ GiulianaFlores www.giulianaflores.com.br C lóvis Souza cresceu em meio às flores. Ainda criança, começou a trabalhar em uma floricultura localizada na parte de baixo do sobrado em que morava. Sua mãe era funcionária lá e viu no emprego de meio período um jeito de não deixar o filho sozinho em casa depois que ele voltava da escola. E foi amor à primeira vista. “Graças a esse trabalho informal, me apaixonei pela arte floral e, com 15 anos, já era um profissional da área”, conta. Um dia, ao ajudar um amigo a colocar uma placa de “aluga-se” em sua casa, Clóvis teve um insight. Ele reparou no grande movimento de carros e pessoas na região e percebeu que aquele seria o endereço Semente dosucesso memória ideal para abrir a sua própria loja. Pouco tempo depois, foi lá, emSão Caetano do Sul (SP), que nasceu a primeira Giuliana Flores, no começo dos anos 1990. Além das vendas no balcão, o agora empreendedor desenvolveu catálogos para que os clientes pudessem encomendar e comprar produtos pelo telefone. Mais tarde, assim que teve acesso à internet, no começo dos anos 2000, ele decidiu criar uma versão online do inventário. Logo, o fato de ser uma loja conhecida na região deu uma mãozinha na credibilidade e na atração de novos clientes. Contudo, as vendas ainda não davam retorno para que ele investisse emmídia e marketing. “Até que umdia recebi a fatura do cartão de crédito junto a uma divulgação de cupons de desconto”, lembra. Ele não pensou duas vezes e entrou em contato como banco, à procura da área responsável pela ação. Logo a loja se tornou parceira de descontos de grandes instituições financeiras e seguradoras. “Essas ações foram responsáveis por fortificar a marca. Era como se aquelas empresas dissessem aos seus clientes para comprar na Giuliana Flores, porque ela é de confiança.” Parcerias e expansão Já que tanto os hábitos de compra online quanto a internet como um todo eram novidade, Clóvis e sua equipe passaram por muitos momentos de erros e acertos. Isso fez com que a adaptação ao ambiente online se transformasse em um processo constante dentro da empresa. Com o alcance nacional, vieram também os problemas de logística. Na época, as transportadoras ainda não estavam acostumadas a fazer entregas de produtos tão delicados. “Hoje, esse processo melhorou muito e já é um dos nossos maiores bens. Conseguimos enviar com qualidade os produtos [ Maria Beatriz Vaccari]

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