Locaweb Edição 82

M enlo Park, Califórnia, 7 de agosto de 2017. Na manhã daquela segunda-feira, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, acordou US$ 1 bilhão mais rico. Segundo dados divulgados na época pela Bloomberg, à medida que as ações da empresa subiram, a riqueza do executivo aumentou 16%, apenas no mês anterior. Zuckerberg foi a pessoa que mais ganhou dinheiro em 2017, vendo a sua fortuna pessoal chegar a US$ 73,1 bilhões. Já no primeiro semestre deste ano, após os escândalos sobre a utilização de dados de usuários do Facebook, sem consentimento, em campanhas eleitorais, pela consultoria britânica Cambridge Analytica, o fundador da rede social viu os seus dividendos encolheremUS$ 4,9 bilhões. O que torna alguns indivíduos tão poderosos (e influentes) em suas esferas de atuação? “São diversos fatores. No entanto, pessoas de grande destaque têm o hábito de difundir os próprios pontos fortes em seus círculos de influência: no trabalho, nos relacionamentos e na sociedade em geral. Do mesmo modo que empresas de renome, esses indivíduos criam, desenvolvem e potencializam o próprio ‘valor de mercado’. Consolidam, ao longo dos anos, o bemmais valioso que alguém pode construir na vida: a sua reputação”, pontua Roberto Álvarez Del Blanco, estrategista de branding e autor do livro “Você - Marca Pessoal” (Editora Saraiva). Trocando emmiúdos, reputação é um conjunto de conceitos que as pessoas disseminam umas sobre as outras. Um único adjetivo, por exemplo, geralmente condensa as virtudes, os esforços e os anos de investimento, energia e dedicação de um indivíduo, como também as suas fragilidades. Reflita: quantas vezes, de modo voluntário ou não, você exaltou ou depreciou características ou comportamentos de alguém? A recíproca também é verdadeira: quantas vezes, de forma justa ou injusta, não o rotularam por aí? Neste exato minuto, enquanto folheia esta revista, alguém pode estar usando um adjetivo para se referir a você. Para o bem ou para o mal, vivemos numa época em que reputação torna-se verdade, mesmo que não seja. E percepções têm o poder de influenciar a realidade. Se as pessoas o avaliam de modo diferente daquele que espera, é bem provável que você esteja emitindo os sinais errados. No entanto, se vem propagando os atributos corretos, possivelmente a sua rede de relacionamentos vai disseminar o conceito que você mais almeja. Agora, se nunca parou para pensar no assunto, tenha cuidado: alguém, neste momento, pode estar “excluindo-o da rede social”. Quais adjetivos andam espalhando sobre você? Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica e Marketing do Consumo, especialista em Assessoria de Comunicação, comMBA emGestão Estratégica deMarketing @higor_goncalves higorfgoncalves @higorfgoncalves influenciador 20 REVISTA LOCAWEB

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