Locaweb Edição 81
especial 46 REVISTA LOCAWEB O que Jobs colocou em prática nesse caso e durante boa parte de sua carreira na Apple tem nome e sobrenome: Design Thinking. Usado por muitas empresas de diversos setores, o método consiste em encontrar problemas, achar soluções inovadoras e oferecer produtos e serviços construídos com foco principal nos desejos do consumidor. Entenda o conceito Para entender como o Design Thinking funciona, é preciso analisar a semântica do termo. “A origem do Design Thinking vem do verbo ‘design’, que é associado a projetar. E quando você projeta algo, o faz para alguém”, conta André Tanesi, CEO da Descola, escola de inovação online. Segundo Ricardo Rocha Inforzato, diretor de planejamento e estratégias da agência de marketing digital Pílula Criativa, o Design Thinking surgiu, em meados da década de 1960, com base na observação de como os designers trabalham para criar seus projetos. “Ao contrário da forma tradicional de pensamento científico, que busca fragmentar um problema até um item essencial e, a partir daí, encontrar uma única solução para resolvê-lo, o pensamento de um designer concentra-se em olhar o problema como um todo e analisá-lo sob inúmeros aspectos, encontrando múltiplas soluções possíveis. E para definir qual é a solução mais adequada, é preciso observar as características do público-alvo”, explica. Ricardo ainda destaca que a metodologia do Design Thinking é baseada em cinco etapas essenciais. O processo começa com a imersão ou observação de um contexto. Em seguida, é preciso definir qual é o problema que será enfrentado e buscar uma série de soluções possíveis para resolvê-lo. Depois de selecionar as ideias mais viáveis, é hora de fazer um protótipo do projeto. O último passo consiste em levá-lo ao público e avaliar testes de clientes. O especialista acredita que a adoção dessas etapas contribui O objetivo central da colaboração é gerar o compartilhamento de informações a fim de criar um ambiente seguro para a inovação Mário Rosa, sócio e responsável pela Echos Laboratório de Inovação Segundo Ricardo, da Pílula Criativa, o principal pilar do Design Thinking é pensar no público-alvo
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