Locaweb Edição 81
superconsumidores 43 REVISTA LOCAWEB Eles conhecemos superconsumidores Embora os superconsumidores ainda sejam subestimados quando o assunto é marketing, algumas empresas já abriram os olhos e estão apostando neste alvo. Um exemplo citado por Eddie Yoon é a American Girl. Comprada pela Mattel em 1998, a empresa criou uma categoria de bonecas que custam até dez vezes mais e vendemmuito bem, graças a ummodelo de negócio no qual as crianças podem combinar o seu pijama como do brinquedo. Gabriel Rossi , professor da ESPM, lembra da Tesla. “A razão de ser da marca é clara: enfrentar o problema de mobilidade urbana. Isso permite que a empresa não se resuma a ser uma montadora de carros. É excitante trabalhar com esse perfil de consumidor, pois eles mantêm expectativas por futuras utilidades, que chegam como forma de criatividade, inovação, confiança e liderança”, diz. Outras empresas citadas pelos especialistas que estão fazendo a lição de casa são Netflix, Nubank e Spotify. divulgá-los e colabora com o seu desenvolvimento”, garante Gabriel. Para que a relação funcione, o empreendedor deve sempre ter emmente o que faz sua empresa ser diferente. Essa, aliás, é uma lição muito usada pela Apple. Um fã, por exemplo, enviou uma nota de agradecimento ao CEO, porque o smartwatch da marca salvou sua vida. É que o relógio avisou que seus batimentos cardíacos estavam altos demais e ele correu para o hospital a tempo de fazer uma angioplastia. Tim Cook não só leu o bilhete como respondeu dizendo que estava feliz, porque o usuário procurou atendimento e estava bem. “O superconsumidor quer se sentir especial. Por isso, uma boa estratégia é investir em atendimento. Principalmente nas lojas físicas, onde é importante ter vendedores engajados”, comenta Ricardo. Ao se aproximar desse consumidor, a empresa ainda leva de presente um bônus: eles têm o poder de atrair outros clientes. “Os superconsumidores se tornam referência para outras pessoas. São os chamados influenciadores. E mais: conseguem aumentar as margens de lucro da empresa. Isso porque, ao ofertar um produto ou serviço a um preço maior, eles sabem identificar e valorizar os benefícios, recomendando-os para outros”, revela Ricardo. Ao combinar qualidade com personalização e novidades, é bem provável que o superconsumidor continue trilhando o caminho do sucesso ao lado de uma empresa. A ideia é sempre deixar um gostinho de quero mais. Algo que faça os clientes ficarem ansiosos pelos seus produtos, assim como os fãs da Apple ficam anualmente em setembro, mês em que a companhia anuncia seus lançamentos. Está mais do que na hora de você abocanhar também essa maçã. Shutterstock.com
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