Locaweb Edição 81

especial 42 REVISTA LOCAWEB normalmente, não são sensíveis a preços. Se gostam, compram”, afirma Ricardo Leite, presidente e estrategista chefe da HyTrade Marketing Digital. Vale ressaltar também que eles são uma espécie de especialistas em relação ao segmento que veneram. E, por conta disso, as empresas podem aproveitar todo seu conhecimento para criar novos produtos e progredir. “As marcas precisam parar de enxergar esses consumidores como fãs. Eles são, de fato, os verdadeiros experts, aqueles que são capazes de nortear a companhia com a capacidade de injetar dinamismo, energia e diferenciação”, alerta Gabriel Rossi, especialista em marketing e professor da ESPM. Um bom exemplo de superconsumidores que unem todas essas características são os nerds. O público deste nicho entende tudo sobre sua franquia favorita, não se importa em pagar altos preços por produtos e ainda fica irritado se as marcas não são fiéis ao histórico de personagens e sagas. Mas quem entrega qualidade é recompensado. O setor sozinho movimenta US$ 18 bilhões anuais, segundo informações da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral). Agora, para identificá-los em seu negócio, o mais correto é procurar por quem já interage com sua marca. “Primeiro olhe para o ambiente digital e identifique quem compra muito e gosta de dar feedback. Depois, veja seu comportamento. Ele posta vídeos? Escreve artigos? Comenta em seu site?”, questiona Gabriel. “Em outras palavras, é preciso coletar, organizar e analisar os dados. E isso permitirá entender e identificar o público e como ele reage dentro da categoria em que você atua.” Segundo o professor da ESPM, os superconsumidores podem ser encontrados nos nichos menos esperados, como ume-commerce de roupas, canecas, maquiagens e até alimentos. Entretanto, tecnologia e entretenimento são os setores mais visados. “Temainda uma camadamuito específica entre a população feminina que é composta por mães acima de 30 anos, trabalhadoras e que não têmmuito tempo, mas que, quando utiliza a internet, o faz de modo extremamente eficiente, debatendo sobre produtos, filhos emuitomais. Os nichos que possuem como público-alvo essas mulheres tendema demonstrar mais facilmente a presença dos superconsumidores”, alerta Gabriel. Fidelização: hoje e sempre Após identificar quem faz parte da pequena fatia dos superconsumidores, é importante atuar para mantê-los sempre por perto. Em tempos de competição intensa, a lealdade pode render bons frutos. “Ao fidelizar um cliente desse tipo, você o torna um verdadeiro embaixador da marca. Afinal, ele não vai apenas comprar produtos, mas As marcas precisam parar de enxergar esses consumidores como fãs. Eles são, de fato, os experts, aqueles que são capazes de nortear a empresa Gabriel Rossi, especialista em marketing e professor da ESPM Para Ricardo, da HyTrade, esses clientes não ligam para preço: quando gostam, compram

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