Locaweb Edição 81

superconsumidores 41 REVISTA LOCAWEB Fãs não se importam de passar horas nas filas durante os lançamentos da Apple Segundo estudo encomendado à MindMiners, o superconsumidor brasileiro tem entre 25 e 30 anos (26%), se considera da classe B (21%) e está localizado na região sudeste do País (40%) Relacionar-se com essa base de clientes é uma forma de identificar como as tendências acontecem. Ou ir além e influenciá-las Rafael Rez, fundador da Nova Escola de Marketing encomendou um estudo para a MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Mais de 600 pessoas de todas as regiões do Brasil, das classes econômicas A, B e C, compõem a amostra obtida em maio. Um dos pontos revelados pela pesquisa é que o superconsumidor brasileiro tem entre 25 e 30 anos (26%), se considera da classe B (21%) e está localizado na região sudeste do País (40%). Curiosamente, não há um gênero mais consumista. Tanto homens (50%) como mulheres (50%) são clientes em potencial. No que se refere a comportamento, as três marcas favoritas dos superconsumidores brasileiros são: Lojas Americanas (28%), Renner (6%) e Riachuelo (4%).Nesses e em outros estabelecimentos, a maior parte deles (64%) têm o costume de comprar mensalmente (64%). O gasto médio por compra passa dos R$ 150 para 36% dos entrevistados. Na hora de realizar as compras, 52% preferem frequentar lojas físicas e 74% acreditam que sua própria opinião é o fator que mais o influencia a adquirir um produto. Este último dado, inclusive, mostra que o famoso efeito “sheeple”, termo usado para classificar os fãs que consomem todos os produtos da Apple – e que no bom e velho português significa “maria vai com as outras” – não é tão verídico assim quando se trata da fatia do mercado ocupada pelos superconsumidores. Como identificá-los em seu negócio Parece claro que os superconsumidores não são clientes comuns, como os que compram apenas uma ou duas vezes na sua loja. Eles têm uma ligação com a companhia ou com uma categoria de produtos. “Estes clientes sabem a qualidade que procuram e conhecem os melhores itens e as grandes marcas de acordo com os seus interesses. Sem contar que, Shutterstock.com

RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==