Locaweb Edição 81

finanças tecnológicas 37 REVISTA LOCAWEB de nichos bastante específicos. A ContabilOne, por exemplo, trabalha para apoiar o contador e ajudá-lo a escalar o negócio. “Oferecemos um sistema para auxiliar o profissional a atender centenas de clientes sem precisar contratar outras pessoas. Isso sem contar a praticidade de não ter que fazer visitas e não se preocupar com captação de clientes. Fica tudo por nossa conta” explica Heidi. Avalie os riscos antes da escolha Antes de escolher com qual empresa trabalhar, Alexandre explica que é preciso analisar a real necessidade do seu negócio. E, com base nisso, entender o que cada fintech tem a oferecer e se ela está apta a atendê-lo dentro do seu modelo de empreendimento. créditos a juros altíssimos. E isso pode levar a dívidas difíceis de quitar“, explica. Ser paciente é algo importante para encontrar a opção mais adequada e vantajosa para a empresa e o bolso. “Saber escolher a fintech é fundamental, pois, em caso de falência ou liquidação, todo o seu dinheiro pode ser perdido sem prazo ou garantia de que retornará para reembolso”, explica Pedro. Para evitar correr esse risco, vale a pena checar se a instituição é credenciada por Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência de Seguros Privados ou pelo órgão de competência do setor. Outra ação importante é certificar-se de que o Fundo Garantidor de Crédito está disponível para cobertura de eventuais prejuízos em caso de falência ou liquidação da fintech. Com todas essas informações conferidas, a parceria com uma fintech séria e de confiança pode não só alavancar negócios, mas também estimular novos empreendedores a tirar ideias do papel. Isso porque elas diminuem o tempo gasto com burocracia e otimizam a rotina do empresário. Dessa forma, sobrará tempo para você se dedicar ao que realmente importa: o sucesso da sua empresa. “Na hora de confiar em uma startup financeira, é preciso ter o mesmo discernimento de um consumidor antes de fechar uma compra ou serviço”, diz Ricardo. A recomendação é analisar quem já é cliente, os principais parceiros e os cases de sucesso. Procure também notícias na mídia, peça indicação a pessoas com experiência de mercado e analise a reputação em fóruns e redes sociais. “Fique atento também ao controle de dados. Veja como a fintech vai compartilhar essas informações, o que vai fazer com elas e com o nome da sua empresa.” Douglas Almeida, consultor do Sebrae-SP, comenta ainda que a pesquisa é fundamental para não agir por impulso. “Ás vezes, no desejo de ter o dinheiro rápido, o empreendedor acaba pegando O setor financeiro foi o que mais demorou a sentir a onda da inovação proposta pelas startups, principalmente por conta da alta regulação. Mas esse cenário está mudando Daniel Gomes, CEO da Nexoos Segundo Ricardo, da Quanto, as fintechs têm ajudado algumas empresas a saírem do chão commuito mais velocidade

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