Locaweb Edição 81
24 REVISTA LOCAWEB A 99 passou por dificuldades, mas deu a volta por cima e transformou-se no primeiro unicórnio brasileiro FICHA TÉCNICA Empresa: 99 Fundação: 2012 Sede: São Paulo, Brasil Canais de comunicação: /voude99 @voude99 https://99app.com F oi durante uma viagem à Alemanha que o empreendedor Ariel Lambrecht viu a lâmpada se acender em sua cabeça. O brasileiro precisou chamar um táxi e descobriu que podia fazer isso usando um aplicativo chamado MyTaxi. Depois de usar o software, o empresário decidiu se juntar a alguns amigos para criar uma solução parecida voltada ao público brasileiro. Em agosto de 2012, nascia a 99Taxis, hoje conhecida apenas como 99. Na época, o aplicativo tinha o objetivo de cadastrar motoristas e oferecer apenas corridas de táxi em São Paulo. Inicialmente, a cobrança era feita pelos motoristas dentro dos veículos, mas com o Focono transporte memória tempo a empresa também disponibilizou a opção de pagamento pelo aplicativo. Além disso, lançou uma solução corporativa. Com a chegada do Uber ao Brasil em 2014, porém, as coisas começaram a ficar complicadas. Ao contrário do 99, o serviço americano trabalhava apenas com carros particulares e, dessa forma, conseguia oferecer corridas até 25%mais baratas. A startup brasileira só conseguiu começar a bater de frente coma Uber em 2016, quando a Prefeitura de São Paulo regulamentou a modalidade de transporte com veículos particulares. Foi aí que a 99 lançou as categorias 99Pop (focada nos carros particulares) e 99Taxi, que oferece omesmo serviço dos táxis convencionais, mas com 30%de desconto. Atualmente, a companhia ainda conta com o serviço de luxo 99 TOP. Unicórnio tupiniquim Em janeiro de 2018, a 99 foi comprada pela Didi Chuxing, uma das principais concorrentes do Uber. Atualmente, a empresa tem o maior aplicativo de transporte da China, que é usado por cerca de 450 milhões de pessoas. A gigante oriental, que já estava na lista de investidores que apostaram suas fichas na startup brasileira, comprou a 99 por aproximadamente US$ 960 milhões, segundo informações não oficiais. A aquisição fez com que a companhia se tornasse o primeiro unicórnio (empresa avaliada emmais de US$ 1 bilhão) do Brasil. "Muitas pessoas não entendem como a 99 e outras startups conseguem valer US$ 1 bilhão. A empresa vale tanto porque não é apenas umaplicativo, mas uma aplicação de dados para resolver problemas gigantes na sociedade. E a resolução desses problemas vale centenas de bilhões de dólares para as pessoas. É isso que confere valor às empresas”, afirmou Peter Fernandez, ex- CEO da 99, durante a 3ª edição do evento Braintalks. [ Maria Beatriz Vaccari]
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