Locaweb Edição 81

L aboratórios de inovação, servicificação, realidade aumentada, economia colaborativa, e fintechs são apenas alguns dos movimentos que estão revolucionando nosso mercado.E você, como está se reinventando? Nestes tempos de hiperconcorrência, as empresas estão buscando não mais atacar mercados, e sim criar segmentos. Daí, o grande desafio é entender como podemos ser inovadores. Qual caminho devemos traçar para começar a identificar os desejos e as necessidades dos nossos clientes, antes do nosso mercado? Dentre os diversos caminhos, há dois que podem ser adotados independentemente do tamanho e segmento da empresa. Caminho 1. Produto Quanto mais básico for o seu produto, mais complexo será criar diferenciação. Contudo, isso não é impossível, desde que você estabeleça: Desempenho: entenda qual nível de qualidade seu público-alvo espera. O desequilíbrio nessa relação gera desapontamento ou aumento desnecessário de custo. Conformidade: atenda a padrões e especificações técnicas. Isso pode qualificar e habilitar seu produto para concorrer nacional e internacionalmente, o que expande o seu campo de atuação. Durabilidade: garanta o maior tempo possível de vida operacional do produto, tendo atenção especial também com o ciclo de obsolescência tecnológica dele. Caminho 2. Serviço e experiência Apenas atributos físicos não definem o valor de um produto, então, pense no todo. Tempo de entrega: mesmo que seja omelhor produto domundo, se o prazo de entrega não atender à necessidade do cliente, nada feito.De que adianta receber o presente do Dia das Mães em junho? Capacidade de resposta: é improvável saber tudo a qualquer momento, mas é vital ter processos de atendimento eficientes para que as respostas sejam acessíveis e efetivas. Atender bem para atender sempre. Cobertura: atender onde todos atendem é fácil, mas quanto menos óbvio for seu campo de atuação, menor também será a concorrência que irá enfrentar. Então, abra olhos para os nichos. Agora que identificamos algumas opções, cuidado para não perder o foco, tentando adotar, ao mesmo tempo, várias estratégias de diferenciação. Por outro lado, isso não significa que deve dar-se por satisfeito no primeiro passo. Estabeleça um cronograma de mudança, alimentando-o recorrentemente via brainstorming e pesquisas de mercado. Cássio Scozzafave Coordenador de marketing de produtos da Locaweb e coautor do desconstrutivo.com.br. @cascozza /cassioscozzafave Omarketing das Ilhas influenciador 22 22 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB

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