Locaweb Edição 81
A nos dedicados à graduação. MBA em instituições renomadas. Cursos de extensão dosmais variados. Fluência em inglês, espanhol e até emmandarim. Acredite: as competências técnicas que você desenvolveu não garantemo tão almejado êxito profissional. Há um“gap” entre o que é ensinado (e aprendido) emsala de aula e os reais desafios do dia a dia. “Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são baseadas na inteligência emocional e distinguemprofissionais incríveis damédia”, afirma Daniel Goleman, psicólogo e autor do best-seller “Inteligência Emocional”. O especialista se refere às “soÀ skills”, características e comportamentos que destacamumprofissional nomercado de trabalho, trazemvisibilidade e pavimentamo caminho rumo ao crescimento. As soÀ skills podem ser desenvolvidas de modo relativamente simples. Confira sete delas para turbinar a sua carreira: 1 - Autoconhecimento: é a habilidademais desafiadora, pela dificuldade não apenas em identificar as próprias qualidades e lacunas, mas em saber como lidar comelas. Solicite feedbacks constantes de pessoas de confiança, destacando pontos fortes e frágeis. 2 - Domínio próprio: controlar a impulsividade é outro aspecto crucial. Aqui, o conselho é se conscientizar sobre as emoções e gerenciar a própria ansiedade. Evite decisões precipitadas. 3 - Liderança: ter iniciativa é o primeiro passo para exercitar essa habilidade. Delegar tarefas, motivar pessoas e gerenciar conflitos são as outras três competências fundamentais. Sabe o que todas têm em comum? A convivência com líderes. Sempre que possível, se aproxime e peça conselhos de pessoas que o inspiram. 4 - Saber negociar: pode soar angustiante emdiversos momentos, mas tambémse trata de umhábito. Ouça sempre, não aceite a primeira oferta, nunca ofereça nada de graça e guarde uma “concessão” para o final. 5 - Relacionamento interpessoal: saber lidar com personalidades diversas é outro indicativo de inteligência emocional. Aproxime-se de quemvocê não costuma conversar no dia a dia. Envolva-se emgrupos diferentes e nunca perca uma oportunidade para conhecermelhor as pessoas. 6 - Networking: segundo JeÁrey Gitomer, autor de "OLivro Negro doNetworking", fazer contatos é uma questão de ser amigável, se entrosar e estar disposto a dar algo emtroca. 7 - Falar em público: de acordo com um estudo de 2015 do “Sunday Times”, o medo de falar em público é maior até mesmo que o da própria morte. Como, então, começar a superá-lo? Escutando a si mesmo. “Quando falamos em voz alta nos ouvimos, e isso serve para nos acostumarmos com a própria fala. É um autofeedback”, explica a fonoaudióloga Ana Elisa Moreira-Ferreira. Higor Gonçalves Jornalista, pós-graduado em ComunicaçãoMercadológica e Marketing do Consumo, especialista em Assessoria de Comunicação, comMBA emGestão Estratégica deMarketing @higor_goncalves higorfgoncalves @higorfgoncalves 7 habilidades que a carreira exige, mas os cursos não ensinam influenciador 20 20 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTU2Mg==