Locaweb Edição 81

U m estudo publicado pela Cisco indica que, até 2019, os vídeos serão responsáveis por 80% de todo o tráfego da internet, e até 2021 a quantidade de vídeos ao vivo será 13 vezes maior do que em 2016, alcançando 13% de todo o tráfego da internet. Esse crescimento aponta para a maturidade que a transmissão de vídeo via internet alcançou. Apesar de um crescimento progressivo e expressivo, o segmento enfrenta uma dificuldade: uma boa entrega de vídeo pela internet. Afinal, um ponto fundamental para essa entrega ser possível são os algoritmos de compressão. Para assistir a um vídeo Full HD, com 60 frames por segundo, é necessário ter aproximadamente 370MB/segundo de transferência de dados. Essa é uma quantidade de informação tão grande, que a maior parte dos computadores não consegue ler nemmesmo do seu próprio disco. É muita informação, muito rápido. A leitura do disco é de aproximadamente 200MB/segundo, ou seja, é inviável assistir a qualquer vídeo sem compressão. Nos últimos anos, o H.264 foi o algoritmo que reinou absoluto quando o assunto era compressão de vídeo, sendo utilizado por todas as grandes empresas que distribuem vídeo, como YouTube, Vimeo e Netflix. Contudo, o aumento na qualidade dos vídeos trouxe novos desafios, e agora outros dois novos algoritmos disputam o reinado. O sucessor natural é o HEVC, também conhecido como H.265. Ele tem como objetivo ter o dobro de compressão do seu antecessor, especialmente em vídeos 4K – tecnologia recém-lançada, com maior qualidade de imagem. Enquanto ele alcançou sucesso ao buscar essa compressão de vídeo, seu alto custo de licenciamento, que inicialmente foi quase sete vezes maior que o do H.264, gerou desconforto na indústria. Buscando uma alternativa que fosse livre do custo de licenciamento, formou- se a Alliance for Open Media, empresa que engloba gigantes como Amazon, Apple, ARM, Cisco, Facebook, Google, IBM, Intel, Microsoft, Mozilla, Netflix e Nvidia. Elas estão trabalhando em um novo padrão, o AV1. O objetivo é alcançar a mesma qualidade do HEVC, sem os custos de licenciamento. O HEVC já está disponível no mercado e reduziu seus custos de licenciamento. Enquanto isso, o AV1 está preparando seu lançamento para este ano, acirrando a concorrência. Mas no final, os grandes beneficiados somos nós, que consumiremos vídeos diariamente com ainda mais qualidade. Rafael Mueller Head de produto e desenvolvimento na Eventials /rafaelmueller Presença online é presença em vídeo influenciador 18 18 REVISTA LOCAWEB REVISTA LOCAWEB

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