Locaweb Edição 80

shopping virtual 51 REVISTA LOCAWEB administração do lugar, mas sim a loja. “A lógica online é a mesma. A plataforma é apenas o espaço no qual você vai expor e vender os seus produtos”, completa. Mais um canal Apesar de todos os benefícios e facilidades oferecidos pelas plataformas de marketplace, o ideal é não manter suas vendas concentradas apenas nesses sites. “Depender exclusivamente desse modelo costuma ser algo negativo para o empreendedor”, diz Carlos Alves. Isso porque os vendedores ficam reféns do aumento das taxas e das porcentagens sobre vendas ou comissões. A melhor saída, portanto, é diversificar os canais comerciais. É como se você tivesse um quiosque em vários shoppings e faturasse em todos eles. Aqui a dica é não se acomodar, nem depender apenas de ummodelo de negócios para aparecer, engajar e vender. Principalmente para quem quer construir uma marca e uma base de dados sólida. No marketplace, as regras e os clientes são da plataforma, não seus. De qualquer forma, Lima incentiva o empreendedor a ingressar nesse universo nas mais variadas circunstâncias. “Não só pelo menor investimento e maior resultado, mas porque é como se você não estivesse sozinho. No marketplace, vai ter sempre alguém te dando a mão e ajudando a vender”, finaliza. O marketplace é uma das plataformas de exposição mais viáveis financeiramente, e isso faz dele um aliado do empreendedor Carlos Curioni, CEO do Elo7 A Loja das Abelhas usou o marketplace do Mercado Livre para voar mais alto Acostumado a criar abelhas sem ferrão, Daniel Henrique Doro tinhamuita dificuldade emencontrar caixas de madeira para criar os insetos. Foi então que, em2010, ele decidiu fabricar os próprios recipientes. Depois de fazer algunsmodelos paraos amigos queenfrentavamo mesmoproblema, os pedidos começarama semultiplicar e ele viu uma oportunidade de negócio. Foi assimque nasceu a Loja das Abelhas, emumsegmento que ainda nemexistia no Brasil. “Comecei a cadastrar esses produtos noMercado Livre e vender por lá. Em 2012, abri a empresa, numpequeno rancho, de aproximadamente 60m»”, conta Daniel. A ideia de vender nomarketplace veio da visão de que portais como esse ajudariama alavancar as vendas, levando os produtos para uma grande quantidade de clientes que já confiavamna plataforma. Hoje, a Loja das Abelhas tambémestá emoutros marketplaces emantémum e-commerce próprio. “Assim cada cliente temdiversos canais para chegar até nós e escolher omelhor local para efetuar suas compras”. Ele conta que o retorno vendendo emmarketplace foi superior ao que imaginava. Isso estimulou adaptações na empresa, contratação de funcionários, mudança para uma instalaçãomaior eampliação do estoque para garantir qualidade e pronta entrega. Com tudo isso e os dotes para programação de Daniel, hoje a Loja das Abelhas já consegue postar 95% dos produtos para os clientes no mesmo dia da compra. E isso a torna ainda mais interessante para as plataformas de venda emmassa, gerando um círculo virtuoso. Ferroada certeira

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